Comunicado importante: Equipe do IsF na Unicamp a respeito do TOEFL ITP para graduandos

Prezados alunos,

No âmbito do programa Inglês sem Fronteiras (IsF) do qual a Unicamp é participante, 15% dos alunos de graduação (cerca de 2750) poderão fazer o exame TOEFL ITP gratuitamente.

Esse exame tem por objetivo avaliar os níveis de proficiência em leitura e compreensão oral dos alunos com vistas a um diagnóstico para futuros investimentos em cursos de línguas e políticas linguísticas em âmbito nacional. Os resultados serão mantidos em sigilo e enviados individualmente para cada aluno, sendo que a Unicamp somente terá acesso ao resultado geral, não nominal.

É muito importante que nossos alunos façam o exame não apenas para conhecerem seus níveis de proficiência, mas também como prática para outras versões do TOEFL (que incluem, além da compreensão oral e escrita, também produção escrita e produção oral), versões essas aceitas por universidades internacionais bem como para o Programa Ciência sem Fronteiras.

Queremos salientar a importância dos alunos fazerem o exame independentemente de seu nível de proficiência, seja este iniciante ou avançado; somente assim poderemos ter um diagnóstico mais preciso em nossa instituição.

Embora o Programa IsF preveja um período de 4 meses para o oferecimento das provas em nível nacional, cada instituição poderá escolher o período mais adequado ao seu calendário. Na Unicamp, as provas ocorrerão entre 30 de agosto e 15 de outubro, com inscrições entre 20 e 30 de agosto. As datas, horários e locais das provas serão divulgados oportunamente.

Para que possamos dimensionar essa aplicação, estamos fazendo um levantamento de interesse dos alunos em se submeterem ao exame. Portanto, é de fundamental importância que todos os interessados se manifestem para que possamos definir quantas vagas serão oferecidas, lembrando, ainda, que o número de vagas para a graduação é limitado.

Para manifestação de interesse, favor acessar o link http://www.comvest.unicamp.br/isf no período 23 de julho e 08 de agosto e preencher o formulário.

Equipe do IsF na Unicamp