Residência Multiprofissional em Saúde na Educação Física

Apresentação  |  Criança e Adolescente  |  Adulto e Idoso

 

Apresentação

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), realizado em parceria com a FCM (Faculdade de Ciências Médicas), do qual alunos egressos de diferentes Faculdades de Educação Física do país participam.

As residências multiprofissionais em saúde são iniciativas dos Ministérios da Saúde e da Educação, criadas a partir da promulgação da Lei nº 11.129 de 2005 e orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS a partir das necessidades e realidades locais e regionais. Constituem modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais durante dois anos, com recebimento de bolsa, abrangendo diversas profissões da saúde. Todos os programas de Residência da UNICAMP estão vinculados à Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da UNICAMP – COREMU.

Em outubro de 2020 a Faculdade de Educação Física da UNICAMP passou a integrar o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da FCM da UNICAMP, junto com os Cursos de Enfermagem e Fonoaudiologia. A residência multiprofissional é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais e duração de dois anos. O programa é dividido em duas áreas: 1. Saúde da criança e do adolescente: com duas vagas para educação física, duas vagas para fonoaudiologia e 4 vagas para enfermagem; e 2. Saúde do adulto e idoso: com duas vagas para Educação Física duas vagas para Fonoaudiologia e 4 vagas para Enfermagem. A entrada no programa acontece por meio de um processo seletivo, e todos os residentes recebem bolsa do Ministério da Saúde.

Atualmente, o Programa em Saúde da Criança e Adolescente para Profissionais de Educação Física é coordenado pela Paula Teixeira Fernandes e o Programa em Saúde do Adulto e Idoso para Profissionais de Educação Física é coordenado pela Lígia de Moraes Antunes Corrêa. Além das coordenações, contamos no programa com o auxílio de outros professores, tanto na parte das disciplinas teóricas, como tutores e preceptores dos estágios. Em março de 2023, formamos a primeira turma de Residentes em Educação Física do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da FCM/UNICAMP.

O programa foi implantado na FCM em 2013 e está apoiado nas perspectivas interdisciplinar, intersetorial e interinstitucional, buscando práticas inovadoras de assistência à saúde, criando e experimentando novas metodologias de ensino e integração com o serviço público de saúde em diferentes níveis de atuação. É um programa de residência multiprofissional que visa oportunizar a integração das instituições de ensino e serviço de saúde, considerando a perspectiva do SUS. Temos atividades em diferentes cenários de atuação: rede hospitalar regional integrada, unidades básicas de saúde, programas de saúde da família, serviços especializados. Com estas atividades e tomando como base os quatro pilares da educação - saber conhecer, saber fazer, saber conviver e saber ser - este programa tem como principal objetivo formar profissionais para atuarem nas áreas de saúde, em equipes multiprofissionais com foco na atenção à saúde da criança e do adolescente, ou saúde do adulto e idoso. Neste contexto, temos como diretriz pedagógica a construção do conhecimento com visão crítica, reflexiva, educativa e social.

Este programa acontece durante dois anos consecutivos, sendo que:

  • Ano 1: os residentes ficam nas unidades básicas de saúde, desenvolvendo atividades de promoção, prevenção e cuidado com ênfase na atenção primária à saúde.
  • Ano 2: os residentes ficam em diferentes locais (diferentes ambulatórios do HC - Hospital de Clínicas da UNICAMP, centros especializados), desenvolvendo atividades terapêuticas, de recuperação e reabilitação com ênfase na atenção secundária e terciária à saúde.

Durante os dois anos de residência, os residentes participam de disciplinas específicas com atividades práticas e teóricas, por meio de módulos sequenciais. Ao final do programa, os residentes devem entregar e apresentar um Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) para finalização da residência.

 

Coordenação na FEF

Paula Teixeira Fernandes | 19 3521-6765
Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde na Educação Física: área da Saúde da Criança e do Adolescente

Lígia de Moraes Antunes Corrêa | 19 3521-6396
Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde na Educação Física: área da Saúde do Adulto e do Idoso

 

COREMU

Luciana de Lione Melo
Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde

Christiane Marques do Couto
Coordenadora Associada da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde

Suzimar de Fátima Benato Fusco
Coordenadora do Programa em Residência Multiprofissional em Saúde

Renata Cristina Carvalho - Técnica Administrativa | 19 3521-8876
Wellington Madureira de Souza - Assistente Administrativo | 19 3521-8873
Matheus Pires Vieira - Profissional para Assuntos Administrativos | 19 3521-8872

E-mail: coremu [at] unicamp.br