Educação Física e Sociedade

A área tem como escopo os estudos no campo da Educação Física, do Esporte e do Lazer em múltiplas temáticas, orientadas pelas propostas teórico-metodológicas oriundas do campo das humanidades, da educação e da arte em suas diferentes abordagens.

Linhas de Pesquisa

Corpo, Educação e Escola

Esta linha potencializa os estudos em Educação Física escolar, teorias de currículo e políticas educacionais, em particular, pesquisas sobre a Educação física na educação básica e suas relações com os processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento infantil; educação do corpo e representações identitárias (gênero, etnia, geração, classe e outras); educação do corpo e práticas sociais (violência, consumo, saúde, mídias, políticas); e história do corpo e estudos filosóficos sobre as práticas corporais em diferentes tempos e espaços.

Corpo Docente: Professores Doutores Ademir De Marco, Edivaldo Góis Junior, Elaine Prodócimo, Mario Luiz Ferrari Nunes e Odilon José Roble.

Esporte, Lazer e Sociedade

Esta linha de pesquisa aborda temas e problematiza questões ligadas à emergência, consolidação e abrangência dos esportes em suas políticas (gestão, financiamento, avaliação, formação de atletas e treinadores); e suas inter-relações com o lazer; com a pedagogia do esporte e demais práticas corporais; com a história e a sociologia do esporte.

Corpo Docente: Professores Doutores Alcides José Scaglia, Eliana de Toledo Ishibashi, Heloisa Helena Baldy dos Reis, Laurita Marconi Schiavon, Marco Antonio Coelho Bortoleto, Myrian Nunomura, Renato Francisco Rodrigues Marque, Sérgio Settani Giglio e Silvia Cristina Franco Amaral.

Disciplinas - disponíveis no catálogo dos cursos