Educação Física e Sociedade

A área tem como escopo os estudos no campo da Educação Física, do Esporte e do Lazer em múltiplas temáticas, orientadas pelas propostas teórico-metodológicas oriundas do campo das humanidades, da educação e da arte em suas diferentes abordagens.

Linhas de Pesquisa

Corpo, Educação e Escola

Esta linha potencializa os estudos em Educação Física escolar, teorias de currículo e políticas educacionais, em particular, pesquisas sobre a Educação física na educação básica e suas relações com os processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento infantil; educação do corpo e representações identitárias (gênero, etnia, geração, classe e outras); educação do corpo e práticas sociais (violência, consumo, saúde, mídias, políticas); e história do corpo e estudos filosóficos sobre as práticas corporais em diferentes tempos e espaços.

Corpo Docente: Professores Doutores Ademir De Marco, Edivaldo Góis Junior, Elaine Prodócimo, Mario Luiz Ferrari Nunes e Odilon José Roble.

Esporte, Lazer e Sociedade

Esta linha de pesquisa aborda temas e problematiza questões ligadas à emergência, consolidação e abrangência dos esportes em suas políticas (gestão, financiamento, avaliação, formação de atletas e treinadores); e suas inter-relações com o lazer; com a pedagogia do esporte e demais práticas corporais; com a história e a sociologia do esporte.

Corpo Docente: Professores Doutores Alcides José Scaglia, Eliana de Toledo Ishibashi, Heloisa Helena Baldy dos Reis, Laurita Marconi Schiavon, Leandro Carlos Mazzei, Marco Antonio Coelho Bortoleto, Myrian Nunomura, Renato Francisco Rodrigues Marque, Sérgio Settani Giglio e Silvia Cristina Franco Amaral.

Disciplinas - disponíveis no catálogo dos cursos