Descarte de Resíduos Biológicos

Descarte de Resíduos Biológicos

Os resíduos biológicos gerados nos laboratórios da FEF devem ser encaminhados, devidamente acondicionados, ao LABFEF, local onde é realizada a coleta externa por empresa especializada.

A coleta externa é realizada semanalmente às quintas-feiras no período da manhã. Solicitamos que os pesquisadores tragam os resíduos com antecedência.

Materiais perfurocortantes
Materiais pontiagudos ou que contenham fios de corte capazes de causar perfurações ou cortes como: seringas, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, lâminas, bisturis, etc.
Devem ser descartados em recipientes identificados (com simbologia de infectante), resistentes à ruptura e vazamento, como por exemplo, caixas coletoras (imagem à esquerda).
Material Infectante
São resíduos com a presença de agentes biológicos como: sangue e hemoderivados, excreções, secreções e líquidos orgânicos, meios de cultura, resíduos de laboratório de análises clínicas.
Devem ser descartados em saco plástico branco leitoso (com simbologia de infectante) e não podem ter mais de 2/3 sua capacidade preenchida. A medida é necessária para evitar que os mesmos rasguem ou até transbordem.
Resíduos comuns
Qualquer resíduo que não tenha sido contaminado ou possa provocar acidentes, como gesso, luvas, gazes, podem ser descartados em saco plástico preto.