Apresentação

Tema: "Desafios da Intervenção Profissional em Educação Física: esporte, saúde e lazer"

 

O Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE, entidade científica que congrega pesquisadores, docentes e alunos inseridos no campo da Educação Física e Ciências do Esporte, foi fundado em 1978. Desde então, essa entidade tem se estabelecido/situado, no campo político e acadêmico, como importante instituição representativa, visto que ocupa cadeira em diversos órgãos governamentais e é a única entidade científica da Educação Física filiada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Uma de suas principais propostas é proporcionar o encontro científico de pesquisadores da área, através de seus eventos. O principal deles é o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) / Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE), com representação internacional, que teve em 2017 sua 20ª edição (a 8ª internacional). Este evento, que congrega pesquisadores de diversas áreas de pesquisa de todo o território nacional, se configura, atualmente, como o evento de maior grandeza e importância na área.   

Para além deste grande encontro realizado bianualmente, o CBCE organiza também eventos regionais, que têm como objetivo promover o encontro de pesquisadores em um âmbito menor e discutir questões relativas à ciência e às problemáticas encontradas no campo de atuação da educação física. Esses eventos configuram-se também como espaço de apresentação de trabalhos de graduação e pós-graduação, o que os torna fundamentais para a circulação de conhecimento da área. 

O Congresso Sudeste de Ciências do Esporte apresenta-se como importante oportunidade para disseminação e compartilhamento da produção acadêmica brasileira, sobretudo dos Estados que compõem essa região, cuja proposta assegura a reunião de pesquisadores, professores e alunos oriundos das mais importantes universidades nacionais, fazendo-se representar, dentre outras, entidades como a Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de São Carlos, além das Estaduais Paulistas, USP, Unesp e Unicamp, esta última, sede desta próxima edição.

Será um evento com temática atual e importante - Desafios da intervenção profissional em Educação Física: esporte, saúde e lazer - e contará com uma programação variada e com convidados de outras regiões, tal como na conferência de abertura. Mesas redondas, palestras, apresentações de tema livre e pôsteres, bem como a atividade cultural, proporcionarão que os objetivos do Evento sejam contemplados. Este Congresso destina-se à comunidade acadêmico-científica da área de Educação Física, Ciências do Esporte, Ciências Sociais, História e Educação. Estima-se a participação presencial de aproximadamente 200 pessoas ao longo dos três dias de Congresso.

Ter a Unicamp, especificamente a Faculdade de Educação Física, como sede do evento também é bastante significativo, pois além de constituir-se como instituição de referência nacional, foi espaço de fundação do CBCE e poderá situar, mais uma vez, esta importante instituição brasileira como sede de um importante evento e espaço de compartilhamento e disseminação do conhecimento produzido historicamente no campo da Educação Física.

 

Realização