MAPEAMENTO DE ESPAÇOS FORMATIVOS EM ATIVIDADES CIRCENSES

MAPEAMENTO DE ESPAÇOS FORMATIVOS EM ATIVIDADES CIRCENSES

Desde 2010 o Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS) da FEF - Unicamp realiza diferentes mapeamentos (produção acadêmica; pesquisadores; ...) e de modo mais específico, desde 2010 começamos a organizar um mapa da formação em circo no Brasil (Duprat, 2014; Rodrigues, 2019; Baptistotti, 2019).  A partir de 2018 o projeto ganhou força em virtude das pesquisas de doutorado "ESCOLAS DE CIRCO E A ARTE CIRCENSE DE RUA: RELAÇÃO DIALÓGICA?" realizada por Lua Barreto; e  "AS MULTIPLAS ARTES DE FORMAR PALHAÇAS E PALHAÇOS PELO BRASIL", realizada por Felipe Braccialli, ambas com financiamento (bolsa) CAPES. Essas pesquisas estão sendo realizadas no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP sob a orientação do Prof. Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto e colaboração d@s pesquisador@s do CIRCUS e alguns parceir@s externos. 

Objeto do mapeamento: Consideramos espaços formativos aqueles estabelecimentos que oferecem o ensino do circo de forma regular, considerando distintas formas de ensino (cursos livres, cursos profissionalizantes, ...) e demais variáveis (duração, participantes, níveis, ...).

Método: Para o desenvolvimento deste mapeamento foi realizada uma extensa e exaustiva busca via internet, com um criterioso sistema de validação (via e-mail, telefone, contato via redes sociais). Foi disponibilizado ainda um questionário online divulgado em diferentes plataformas e mídias sociais, para ampliar e aprofundar os dados.  

IMPORTANTE: Caso possa contribuir para atualizar, aperfeiçoar ou corrigir alguma informação do mapeamento ou tenha algum dado que possa ser incluído, convidamos para que acesse o seguinte formulário.

Acesse o mapa

 

Referências

BARRETO, Mônica Alves; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Por um mapeamento das escolas de Circo–estudo preliminar. Anais ABRACE, v. 20, n. 1, 2019.

BRACCIALLI, F.; BORTOLETO, M. A. C. . Sobre a formação de palhaço no Brasil. In: 9º Seminário de Pesquisa em Andamento, 2019, São Paulo. Caderno de Resumos Expandidos. São Paulo: PPGAC/CAC/ECA/USP, 2019. v. 2. p. 119-120.

CORREA, Milena Camargo. Investigando a formação de professores de aéreos da Região Metropolitana de Campinas-SP. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas, 2019.

NUNES, João Gabriel Baptistoti. Ancoragens e segurança no circo. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas, 2019.

DUPRAT, Rodrigo Mallet. Realidades e particularidades da formação do profissional circense no Brasil: rumo a uma formação técnica e superior. Doutorado em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas, 2014.