Relato de Experiência: Ginástica Artística para Crianças Deficientes Visuais

Cíntia Moura
Especialista em Gestão e Qualidade de Vida na Empresa – UNICAMP; Mestranda em educação Física Adaptada – UNICAMP

 

Texto de apresentação

A Educação Física é uma área riquíssima em subsídios essenciais para um programa de educação motora voltada a pessoa deficiente visual. Como S. HUGONNIER, citado por BRUNO (1997, p.90) formula, “A criança que nasceu cega está ameaçada por um grave retardamento psicomotor” e a melhor forma de remediar esse comprometimento é oferecer uma educação psicomotora que conduza a descoberta de seu esquema corporal, do espaço e do ambiente em que vive, permitindo-lhe a aquisição de atitudes gestuais e comportamentais, oferecendo uma boa relação com o mundo que a cerca e uma melhora na qualidade de vida dessas crianças.

 

Referência bibliográfica / Título da aula e da disciplina

MOURA, Cintia Souza., FERREIRA, A. C. G. O., OLIVEIRA FILHO, C. W., ALMEIDA, J.J.G.; Relato de Experiência: Ginástica Artística para Crianças Deficientes Visuais. EFEDEPORTES. 
Internet: www.efedeportes.com, Buenos Aires. 2005