É com grande entusiasmo que anunciamos uma conquista histórica para o Grupo de Pesquisa do Circo (CIRCUS). Após quase uma década de esforços contínuos, o requerimento de filiação à FEDEC (Fédération Européenne des Écoles de Cirque Professionnelles) foi aceito. A FEDEC é a maior e mais respeitada rede internacional de escolas profissionalizantes, instituições de ensino superior e centros de pesquisa dedicados à arte do circo.
Com isso, o CIRCUS torna-se a primeira organização brasileira a integrar essa prestigiosa rede, que atualmente conta com 84 instituições de todo o mundo, incluindo 8 centros de pesquisa localizados na Finlândia, Holanda, França, Canadá, Reino Unido, Austrália, Bélgica e Suécia.
A filiação à FEDEC abre portas para novas possibilidades de cooperação internacional, especialmente por meio de programas de intercâmbio vinculados à Comunidade Europeia, como o ERASMUS MUNDUS e outras iniciativas que podem beneficiar significativamente a comunidade da Faculdade de Educação Física (FEF) e, potencialmente, outras unidades da Unicamp.
Essa conquista representa um importante passo rumo à ampliação das parcerias internacionais do CIRCUS e reforça o compromisso com a excelência acadêmica e a inovação no campo das artes do circo.
Além disso, temos a satisfação de compartilhar que a Universidade de Montpellier, nossa parceira de longa data (há mais de 10 anos), lançou recentemente a 5ª edição da revista Cirque Sciences. Nesta edição, um artigo foi assinado por Marco Bortoleto e por dois ex-alunos da FEF, reafirmando inserção e reconhecimento no cenário acadêmico internacional.
Acesse aqui a Revita Cirque Sciences