1ª Festival de Bets/Taco

REGULAMENTO

​.: INFORMAÇÕES GERAIS

• Local, data e horário: o torneio será realizado Bolsão de estacionamento da Biblioteca Central da UNICAMP , Av. Érico Veríssimo s/n, dia 25 de junho de 2017 (domingo), das 09h00 às 12h00.

• Cada equipe será composta de dois jogadores, podendo ser masculina, feminina ou mista.

• Formulário de inscrição

• A inscrição será gratuita e será realizada através do e-mail "guihjss [at] gmail.com", sendo exigido que pelo menos um dos integrantes da dupla tenha vínculo acadêmico ou empregatício com a UNICAMP, podendo ser aluno de qualquer cursos oferecido pela Universidade, tanto em nível de graduação como de pós-graduação, docentes ou funcionários.

• A dupla participante deverá providenciar seus próprios tacos para os jogos.

• Contato: grupo-pet-fef [at] googlegroups.com ou guihjss [at] gmail.com (Guilherme - coordenador do evento)

.: REGRAS DO TORNEIO

O Bets/Taco é um jogo praticado principalmente nas ruas e conta com inúmeras variações nas regras, diferentes em cada região do país em que é praticado. Em nosso torneio, vamos adotar as regras mais comuns da região metropolitana de Campinas.
​DIMENSÕES: como os jogos serão realizados simultaneamente no Bolsão de estacionamento, a distância entre uma casinha e outra será de aproximadamente 20 metros, e entre uma área de jogo e outra, de aproximadamente 10 metros de distância.
​INÍCIO DA PARTIDA: haverá uma disputa de melhor de 3 no par ou ímpar e a dupla vencedora, poderá escolher iniciar a partida como sendo “rebatedora” ou “arremessadora”.
​PONTUAÇÃO: para realizar pontos, os integrantes da dupla devem trocar de casinha e cruzar os tacos (batendo um no outro) no meio da área de jogo. Cada vez que houver o toque de tacos, a equipe somará dois (2) pontos.
​TÉRMINO DA PARTIDA: a partida será encerrada no momento em que uma das duplas atingir primeiro a marca de 16 pontos ou 15 minutos de jogo, a equipe que estiver à frente no placar será a considerada a vencedora.
​AUSÊNCIA DE UM DOS JOGADORES: Se por algum motivo um dos jogadores escrito da dupla no poder comparecer no dia do torneio a dupla será desclassificada; se após um incidente algum dos jogadores da dupla ficar impossibilitado de jogar a dupla será desclassificada.

.: DUPLA DE REBATEDORES QUEIMADA (passa os tacos para a outra dupla)

• No momento em que a bolinha lançada pelo arremessador derrubar ou apenas tocar na casinha defendida pelo respectivo rebatedor, haverá a troca de posição, os arremessadores passam a serem rebatedores, e vice-versa;

• No momento em que os rebatedores estiverem marcando seus pontos cruzando os tacos e eles estiverem fora da área da casinha, os arremessadores podem queimar a dupla, acertando a bolinha em um dos jogadores ou em seus tacos ou ainda em algumas das duas casinhas.

• No momento em que, por qualquer motivo, o rebatedor tirar o seu taco da área da casinha sem o mesmo pedir “licença Bets”, o arremessador que estiver com a posse da bola, poderá queimar qualquer um dos rebatedores ou a casinha, até o momento em que o jogador que estiver com o taco fora da área posicione-o no local correto.

.: TRÊS PRA TRÁS (perda do taco)

• Ao final de três (3) bolas que foram rebatidas para trás da casinha por qualquer um dos rebatedores durante o jogo, a dupla perderá a posse dos tacos.

.: BOLA NO ALTO (perda do taco)

• Se em algum momento o rebatedor lançar a bola para o alto e o arremessador agarrar a bola antes que a bolinha toque o chão, a dupla rebatedora perderá a posse dos tacos.

.: PEDIDO LICENÇA BETS (parada do jogo)

• Se por algum motivo houver a necessidade de interrupção do jogo, os jogadores NECESSARIAMENTE precisam falar “licença bets”. Caso algum rebatedor se ausentar da área da casinha, sem dizer “licença bets” qualquer um dos rebatedores poderá ser queimado por um arremessador.

.: BOLINHA PERDIDA

• É considerada “bolinha perdida” aquela que, ao ser rebatida, atingir lugar desconhecido ou incerto. Neste caso, compete ao árbitro dar voz de “bolinha perdida” e os rebatedores poderão marcar apenas dois (2) pontos nessa jogada.

ORGANIZAÇAO: Grupo PET-FEF UNICAMP