Corfebol

Luciana Bortoleto promove palestra onde relata sua experiência de atleta, técnica e representante do Brasil no Mundial Sub 19 de Corfebol. Também promoverá uma demonstração prática deste esporte.

A palestra acontece nesta terça-feira, 13 de Maio, às 16:00 na Sala 7 da FEF. A participação é gratuita e aberta ao público.

Possui Licenciatura plena em Educação Física (1996) com formação em treinamento e arbitragem nível I e II em Corfebol oferecida pela IKF - International Korfball Federation (Lisboa - jan / fev 2013), idealizadora e diretora do comitê organizador do 1o. Pan-Americano de Corfebol realizado na cidade de Americana - SP, além de integrante da seleção brasileira (fev / 2014), treinadora de equipes de base da modalidade, membro da FCESP - Federação de Corfebol do Estado de São Paulo, palestrante e divulgadora da modalidade no país, técnica da equipe sub 19 que esteve representando o Brasil, no mundial da modalidade em Leewarden - Holanda (abril / 2014) - primeira vez na história que uma equipe brasileira participou de um mundial.

A modalidade surgiu na Holanda em 1902 e foi inventada pelo professor de Educação Física, Nico Broekhuvesen. O holandês inspirou-se num jogo chamado Ringball, que conheceu na Suécia durante um curso de verão. Depois de alguns ajustes, Nico adaptou a modalidade e designou-a como Corfebol, que em português significa "bola ao cesto". Naquela altura, a Associação de Educação Física de Amesterdão procurava um jogo que pudesse ser praticado por crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, com o objectivo de mantê-los sadiamente ocupados, já que no início do século não era comum mulheres praticarem desporto. Seja um desporto ou simplesmente uma recreação, o Korfball conseguiu revolucionar sua época, início do Século XX, um cunho social relevante ao colocar a mulher nas mesmas condições que o homem.