Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte e Humanidades

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte e Humanidades (GEPEH) possui duas grandes linhas de pesquisa, sendo uma delas centralizada nos Esportes Coletivos e a segunda na Memória, Esporte e Cultura. Na linha de pesquisa Esportes Coletivos tem por objetivo investigar métodos de ensino dos esportes coletivos e relacionar teoria e prática no ensino das modalidades esportivas; e a linha de pesquisa Memória, Esporte e Cultura tem por objetivo investigar o Esporte a partir de sua interface com as Ciências Humanas, especialmente, a partir do referencial da História e da Antropologia.

O GEPEH é coordenado pelo professor Dr. Sérgio Settani Giglio que é docente na FEF desde 2014. Também integra o MARGEM: Laboratório de Pesquisa em Educação Física e Humanidades da UNICAMP e o LUDENS: Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas da USP.

O grupo implantou em 2015 o projeto de extensão Escola de Esportes Coletivos na FEF e vem atendendo o público interno e externo à universidade desde então. Atualmente fazem parte do grupo de estudos alunos da graduação e pós-graduação, além de outros colaboradores sem vínculo com a UNICAMP.