Alunos da Graduação e Pós-Graduação da FEF conquistam medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros - 2018

De a 15 de abril de 2018 ocorreram os Jogos Universitários Brasileiros de Lutas em Goiânia. O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário – CBDU e contou com a presença de atletas de universidades de vários Estados do Brasil, dentre eles, atletas integrantes da seleção brasileira de suas respectivas artes marciais, inclusive a Luta Olímpica (Wrestling). Além das disputas por medalhas, os campeões de cada categoria também garantiram vaga para o Mundial Universitário de Luta Olímpica.

A partir de um dos Projetos de Extensão da FEF (Lutas: coordenado pelo Prof. Dr. José Júlio Gavião de Almeida), a Luta Olímpica/Wrestling, modalidade implantada pelo aluno de Pós-Graduação Tiago Aquino e que faz pesquisa na área sob orientação do Professor Dr. João Paulo Borin - FEF, enviou 3 alunos da UNICAMP como atletas e outro como técnico para a disputa. A Liga das Atléticas da UNICAMP - LAU, com destaque para o presidente administrativo da LAU e também acadêmico de Pós Graduação – FEF, Harian Braga (orientando da Profa. Dra. Heloisa Helena Baldy dos Reis - FEF), não mediu esforços para que a participação de alunos de Wrestling estivessem representando a UNICAMP.

Após dois dias de competições, os três alunos/atletas da UNICAMP obtiveram um excelente resultado:

- Grabriela Rocha (Química) e Gabriel Silva (Física) com medalhas de ouro;
- Allan James (também instrutor de Jiu-Jitsu nos Projetos de Extensão e iniciante no Wrestling) medalha de prata, todos no estilo livre.

Com esse resultado, Grabriela Rocha e Gabriel Silva classificaram-se para o Mundial Universitário de Luta Olímpica, conquista inédita para a FEF/UNICAMP.

Segundo o atleta Allan James e o técnico da equipe Arlindo Baião Junior, ambos alunos de Graduação e Pós-Graduação da FEF (orientandos do Prof. Dr. José Júlio Gavião de Almeida), esse resultado reafirma a importância do trabalho de Extensão em Lutas da FEF, agregando assim, as práticas e o conhecimento levados e trazidos para e da disciplina da Graduação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lutas/Artes Marciais/Esportes de Combate, desenvolvidos na UNICAMP.