Alunos da Pós-Graduação da FEF participam da organização do Mundial de Paraciclismo de Pista

De 18 a 25 de março de 2018 aconteceu o Mundial de Paraciclismo de Pista no Velódromo Olímpico na cidade do Rio de Janeiro. Foi a primeira vez que o país recebeu a competição mais importante do calendário internacional do Paraciclismo, além das Paralimpíadas. O evento contou com mais de 170 dos melhores atletas do mundo de 30 países.  Este campeonato teve  ainda grande importância por contar pontos para o ranking que define as vagas para os Jogos Paralímpicos em Tóquio 2020. O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo juntamente com a UCI (União Ciclistica Internacional), e com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro; AGLO (Autoridade de Governança do Legado Olímpico) e do Ministério de Esportes.

No comitê organizador do evento, esteve presente, como Coordenadora dos Voluntários, a aluna de mestrado do programa de Pós-Graduação da FEF, Mariane Ferreira, orientanda do professor doutor José Júlio Gavião de Almeida. A comissão que operou o programa de voluntariado com a aluna foi formada por mais 3 pessoas: Vivian Gonçalves (voluntária do legado Paralímpico); Jario Duarte (presidente da Federação Sergipana de Ciclismo) e Fábio Leme (técnico e treinador no paraciclismo). No total foram selecionados 70 voluntários de vários estados do país e o objetivo do programa do voluntariado foi de oportunizar e envolver atletas, técnicos e alunos ao conhecimento e experiência em um grande evento como este. Exemplo disto foi a participação de ex-alunos da FEF e que hoje atuam no Comitê Paralímpico Brasileiro-CPB, além de alunos que ainda fazem parte do programa de Graduação da FEF/UNICAMP (Leonardo Motta e João Pedro Silvério), e de outros alunos de outras Instituições de Ensino Superior de diferentes Estados Federativos do Brasil.