FISEX - Laboratório de Fisiologia do Exercício

O Laboratório de Fisiologia do Exercício iniciou suas atividades de implantação e pesquisa em 1986 e sua institucionalização ocorreu em 1991. Está vinculado às Áreas de Concentração Atividade Física Adaptada e Biodinâmica do Movimento e Esporte.

Tem por objetivo estudar as adaptações funcionais ao exercício e treinamento físico, em animais e no homem, com ênfase nos sistemas cardiorrespiratórios, neuromuscular e imunológico. Sendo o exercício físico um processo biológico extremamente complexo, necessita uma abordagem multidisciplinar, pautada no rigor científico, no sentido de que os resultados obtidos possam ser confiáveis e reprodutíveis, gerando conhecimento básico para aplicação responsável seja no esporte e lazer, na medicina, na prevenção, na reabilitação e na ocupação profissional.

Os programas de pesquisas estudam:
- os ajustes cardiorrespiratórios em indíviduos normais sedentários e atletas e os efeitos do treinamento físico aeróbio;
- o exercício físico na saúde e na doença, o sistema cardiorrespiratório em diversas condições fisiológicas (idade, menopausa e gravidez) e patológicas (desnutrição, obesidade, hipertireoidismo e hipertensão arterial), na ausência e vigência de treinamento físico aeróbio;
- a instrumentação e a metodologia aplicadas no exercício físico.

O êxito das atividades de pesquisa do FISEX decorrem do trabalho colaborativo de  outras Unidades de ensino e pesquisa da Unicamp: Faculdade de Ciências Médicas, Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Biologia e Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação. Para saber mais sobre as pesquisas realizadas ou em andamento consulte o LATTES das coordenadoras.

Contato

Secretaria: 19 3521-6625 | 19 3521-7493
Profa. Dra. Mara Patrícia Traina Chacon-Mikahil - Coordenadora | 19 3521-6780
Profa. Dra. Cláudia Regina Cavaglieri - Coordenadora | 19 3521-6781