Gerenciamento de Resíduos
A Universidade Estadual de Campinas - Unicamp preocupada com os resíduos perigosos (Biológicos, Químicos e Radioativos) acumulados aos longos dos seus 30 anos, e sem uma destinação definitiva, resolveu após o final do ano de 1999, criar um programa com uma política institucional sobre resíduos administrados pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).
O Grupo Gestor de Resíduos (GGR) criado pela reitoria, para dar seguimento nesse processo, instituiu a Célula Operacional de Resíduos, com o objetivo principal de orientar as unidades da universidade para a minimização da geração de resíduos, através dos seus facilitadores, representantes escolhidos pela direção das unidades, para atuar na organização e no levantamento dos resíduos gerados.
Através dos facilitadores das unidades, foram feitos os levantamentos dos resíduos gerados e sua destinação, onde posteriormente, foram recolhidos e incinerados por uma empresa contratada pela Unicamp.
Dando continuidade as atividades do Programa Institucional de Resíduos, foi oferecido a várias unidades o Curso On-line de Capacitação e Qualificação para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR). Onde se destaca a metodologia de implantação do sistema de gerenciamento, considerando a etapa de:
- Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR);
- Implantação do PGR;
- Monitoramento (indicadores).
O plano prevê iniciativas de conscientização dos funcionários, docentes, alunos e a comunidade interna e externa que freqüentam a faculdade, e mudanças no comportamento cultural sobre a importância da preservação ambiental, quanto aos resíduos gerados desde a segregação até a destinação final.
Objetivos
- Sensibilizar e conscientizar a comunidade interna e externa;
- Incentivar o surgimento de uma nova visão e comportamento relativos aos problemas ambientais de trabalho relacionados ao processo;
- Treinar semestralmente e depois anualmente, os funcionários no manejo de resíduos;
- Estimular campanhas internas periódicas, incentivando a minimização dos resíduos, através da aplicação dos 4R’s (Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), com a distribuição de folder, faixas e divulgação através do site da FEF;
- Implantar novos recipientes para lixo redistribuindo os atuais, utilizando sacos plásticos apropriados nas lixeiras, na cor preta para resíduos não recicláveis e na cor azul para resíduos recicláveis. Os resíduos não recicláveis, serão recolhidos pela empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Campinas e os resíduos recicláveis pelo Departamento de Meio Ambiente/DMA da UNICAMP.
- Plano de Gerenciamento de Resíduos