Como Evitar os Spams

1. Crie um endereço de e-mail descartável
É altamente recomendável que você crie um endereço de e-mail descartável. Você utilizará este e-mail temporariamente. Quando começar a receber muitos spams você descarta sua utilização. Este tipo de e-mail será útil na hora de preencher algum formulário em algum site que você suspeite estar solicitando seu e-mail para envio de propaganda. Quando for se cadastrar em sites como fóruns, listas e grupos de discussão, orkut, msn, irc, salas de bate-papo, utilize seu e-mail descartável. Todos estes serviços tornam seu endereço de e-mail público e fatalmente seu e-mail será alvo de spam. Você pode criar um e-mail descartável nos serviços gratuitos de e-mail como Gmail.com, Hotmail.com, Bol.com.br, Yahoo.com.br, etc. Existem muitos sites que atualmente oferecem contas de e-mail gratuitas. Só forneça o seu endereço de e-mail profissional ou pessoal para pessoas que você realmente conhece e confia. Trate seu endereço de e-mail como algo pessoal e confidencial que só deve ser compartilhado com quem realmente merece conhece-lo. Outra dica é criar um e-mail para contatos pessoais, outro para contatos profissionais, outro para lazer, outro para fazer compras na internet, outro para usar em listas de discussão, e sites de relacionamento como orkut, msn, etc.

2. Mudar de e-mail
Se a quantidade de spam que você recebe é superior a quantidade de e-mails legítimos você deve pensar na possibilidade de abandonar o uso deste endereço de e-mail. Com o passar do tempo à quantidade de spam só aumentará já que um spammer costuma vender a lista de e-mails que possui para outros spammers. Será como uma bola de neve. Ao mudar de e-mail passe a adotar ações preventivas evitando que chegue na situação atual. Informe seu novo e-mail para as pessoas que você conhece e confia.

3. Principais dicas

  • Preservar as informações pessoais como endereços de e-mail, dados pessoais e, principalmente, cadastrais de bancos, cartões de crédito e senhas. Um bom exercício é pensar que ninguém forneceria dados pessoais a um estranho na rua, certo? Então, por que o faria na Internet?
  • Ter, sempre que possível, e-mails separados para assuntos pessoais, profissionais, para as compras e cadastros on-line. Certos usuários mantêm um e-mail somente para assinatura de listas de discussão.
  • Não ser um "clicador compulsivo", ou seja, o usuário deve procurar controlar a curiosidade de verificar sempre a indicação de um site em um e-mail suspeito de spam. Pensar, analisar as características do e-mail e verificar se não é mesmo um golpe ou código malicioso.
  • Não ser um "caça-brindes", "papa-liquidações" ou "destruidor-de-promoções". Ao receber e-mails sobre brindes, promoções ou descontos, reserve um tempo para analisar o e-mail, sua procedência e verificar no site da empresa as informações sobre a promoção em questão. Vale lembrar que os sites das empresas e instituições financeiras têm mantido alertas em destaque sobre os golpes envolvendo seus serviços. Assim, a visita ao site da empresa pode confirmar a promoção ou alertá-lo sobre o golpe que acabou de receber por e-mail! No caso de promoções, na maioria das vezes, será necessário preencher formulários. Ter um e-mail para cadastros on-line é uma boa prática para os usuários com o perfil descrito. Ao preencher o cadastro, desabilite as opções de recebimento de material de divulgação do site e de seus parceiros. É justamente nesse item que muitos usuários atraem spam, inadvertidamente.
  • Ter um filtro anti-spam instalado, ou ainda, usar os recursos anti-spam oferecidos pelo seu provedor de acesso.
  • Além do anti-spam, existem outras ferramentas bastante importantes para o usuário da rede: anti-spyware, firewall pessoal e antivírus.