Metodologia empregada na pesquisa de mestrado intitulada: “Influências de um programa de Yoga no controle do equilíbrio de pessoas com esclerose múltipla”

Aluno: Gerson de Oliveira

Orientadora: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares

Tipo de pesquisa: Experimental

N = 12

Critérios de Inclusão:

• Pessoa com esclerose múltipla e pertencente ao Grupo de Esclerose Múltipla de Campinas e região (GEMC).
  • Ambos sexos.
  • Idade até 55 anos.
  • Não esteja em fase de surto no início do programa
  • Nunca praticou Yoga ou que não pratica a mais de um ano.
  • Todos os sujeitos devem estar em acompanhamento médico especializado.

Critérios de exclusão:

• Aqueles que desistirem do programa de Yoga antes de terem completado 75% de freqüência.
  • Caso ocorra surto durante o período do projeto.
  • Alteração do tratamento medicamentoso ou nível de terapia ou atividade física.

Instrumentos de Avaliação:

• Escala de Incapacidade Funcional Ampliada (Expanded Disability Status Scale – EDSS).
  • Escala de Estabilidade de Berg.
  • Informações pessoais e questionário estruturado de avaliação do equilíbrio e suas influências na vida diária.

Variáveis:

• Caracterização: EDSS  e Idade
  • Dependência: Escala de Berg e percepção subjetiva do equilíbrio.
  • Independência: prática do Yoga.

Critério de divisão dos grupos:

• Estratificada randomizada.
  • Grupo controle e grupo experimental formado por seis sujeitos cada.

Referências

THOMAS, J.R.; NELSON, J.R. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TILBERY, C.P. Esclerose múltipla no Brasil: aspectos clínicos e terapêuticos. São Paulo: Atheneu, 2005.

DUARTE, M. Análise estabilográfica da postura ereta irrestrita. Tese (Livre Docência) – escola de Educação Física e Esporte. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.