Fóruns Permanentes e Interdisciplinares em Saúde

As Coordenadorias Geral da Universidade – CGU – e de Relações Institucionais e Internacionais – CORI - da UNICAMP têm realizado um conjunto de Fóruns Permanentes e Interdisciplinares sobre temáticas atuais em diversas áreas como do agronegócio, arte e cultura, conhecimento e tecnologia da informação, empreendedorismo, energia e ambiente, extensão universitária, e da saúde.

O Grupo de Estudo e Pesquisa da Atividade Física e Qualidade de Vida, desde 2004, tem sido responsável pela temática da Qualidade de Vida que é, nos dias de hoje, um importante conceito aplicado para as mais diversas situações e condições pessoais e populacionais. Cada Fórum, a cada ano, gera um livro distribuido gratuitamente à platéia, contendo capítulos que refletem as idéias e discussões que compõem os debates e mesas interdisciplinares, agora disponibilizadas em meio digital.

Qualidade de Vida e Políticas Públicas: Saúde, Lazer e Atividade Física

Esta publicação estrutura um conjunto de idéias para o debate sobre a Saúde e suas interfaces com os setores da administração pública.

Gestão da Qualidade de Vida na Empresa

Este livro procura ilustrar a viabilidade de iniciativas no campo da promoção de melhorias de qualidade de vida para os membros das mais diferentes organizações.

Qualidade de Vida e Fadiga Institucional

A fadiga institucional faz referência ao desgaste que as pessoas sofrem nas organizações ao enfrentarem situações de tensão ou conflitos. Esta publicação discute a questão da fadiga institucional, suas formas de ocorrência nas empresas e as estratégias de intervenção direcionadas à qualidade de vida das pessoas contemplando aspectos de sua saúde, eficiência e criatividade.

Qualidade de Vida e Novas Tecnologias

O livro traz à discussão três grandes temáticas com suas características específicas e relacionadas com as novas tecnologias.

Qualidade de Vida no Ambiente Corporativo

O livro traz à discussão o aspecto da interação relacional, dentro das empresas, considerado como um “elemento-chave” na prevenção do sofrimento institucional e moral no trabalho, bem como as formas de prevenção e de promoção da saúde considerando estratégias de atividade física, alimentação saudável, sustentabilidade e meio ambiente.

Qualidade de Vida e Cultura Alimentar

Este livro estimula a reflexão da relação entre a cultura alimentar e a qualidade de vida e os aspectos do ambiente de trabalho, história da filosofia da comida, influências culinárias e diversidade cultural da identidade brasileira, imigração, regionalização e suas comidas, o conceito e percepção de segurança alimentar em grupos indígenas e as políticas públicas.

Qualidade de Vida Evolução dos Conceitos e Práticas no Século XXI

A presente publicação tem por objetivo expor um conjunto de reflexões sobre a qualidade de vida relativa a aspectos da i) prática da atividade física, desenvolvimento da aptidão física, esporte e a promoção da saúde; ii) pluralidade e complexidade da questão alimentar, dos novos padrões e hábitos alimentares, segurança e soberania alimentar; iii) grupos com demandas específicas, a pessoa em condição de deficiência, a mulher na pós-menopausa, avaliação de doenças crônicas, diabetes mellitus e envelhecimento humano; iv) promoção da saúde e bem-estar no local de trabalho, estresse ocupacional, e possibilidades de desenvolvimento sustentável.

Políticas Públicas Qualidade de Vida e Atividade Física

Neste livro vão ser apresentadas reflexões que aproximam qualidade de vida e políticas públicas a partir de questões como a prevenção de doenças e o diagnóstico precoce, a participação social em políticas públicas de esporte e lazer, envelhecimento e idosos, deficiência, obesidade, alimentação, o trabalho em micro ou pequenas empresas e no setor rural, estilo de vida, além de trazer o debate sobre a OMS e a utilização do instrumento de avaliação da qualidade de vida WHOQOL.