Comunidade Saudável e Rede de Municípios Saudáveis

A Universidade Estadual de Campinas, através da sua Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários,  apóia a iniciativa do Programa Comunidades Saudáveis idealizada pelo Prof. Dr. Humberto de Araújo  Rangel, desde 1997, e também a formação da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, coordenada no Brasil pela Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio, Pós-Doutoranda da Faculdade de Ciências Médicas, programas estes ligados à estratégia de Municípios e Comunidades Saudáveis da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS.

A universidade entende que esta é mais uma etapa da continuidade de interação interinstitucional  envolvendo os pesquisadores da UNICAMP e os municípios através de suas prefeituras, hospitais e as instituições de fomento à melhoria das condições de saúde e qualidade de vida de populações carentes. O conjunto de livros que segue configura a  materialização de projetos da UNICAMP em parceria com o IPES - Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade - dirigidos à construção de novos horizontes sobre as questões e desafios relacionados à educação, saúde e economia solidária de pessoas que vivem nos cinco bairros que compõem a Região dos Amarais em Campinas, e nas dezenas de cidades que estruturam a Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis.

O Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis (Volume I)

Este livro introduz o tema da construção de políticas públicas que visem potencializar as ações intersetoriais sobre a saúde, educação, apoio social e ambiente.

O Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis (volume II)

Esta publicação concentra o desenvolvimento de idéias e exemplos sobre o impacto da abordagem intersetorial na estruturação de políticas públicas.

Processo De Construção Da Rede De Municípios Potencialmente Saudáveis: Repensando a Mobilização e a Participação Social (volume III)

O texto deste livro aprofunda a discussão da mobilização e participação social para a construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis.

Tecendo a Sustentabilidade da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis: Diferentes Abordagens da Mobilização Social (volume IV)

O livro apresenta os exemplos de ações intersetoriais que vêm sendo desenvolvidas a partir de 2003 pelos municípios que compõem a rede.

O Espaço Funcamp de Políticas Públicas: exemplo de interação universidade-sociedade

O livro descreve os contextos legais, jurídicos, sociais e políticos de propostas e experiências que vem sendo desenvolvidas a partir de parcerias entre professores e pesquisadores da Unicamp com a administração pública.

Campinas no Rumo das Comunidades Saudáveis

Este livro visa motivar a atuação cidadã dos agentes comunitários e profissionais envolvidos com o processo da Comunidade Saudável na região São Marcos, Campinas/SP.