Cursos de Extensão Vinculados ao Programa Escola Promotora da Qualidade de Vida e Saúde

Objetivos dos Cursos

Capacitação de Professores, agentes comunitários de saúde, funcionários de escolas e postos de saúde e participantes de comunidades ligados à escola para uso e disseminação de metodologias educativas formais e não-formais dirigidas a formar novas habilidades para o desenvolvimento humano, em especial, relacionado com a educação para a saúde, criação de ambientes saúdaveis e oferecimento de serviços de saúde e alimentação saudável.

FEF-0174 - SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: ELEMENTOS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA E O PROBLEMA DO SEDENTARISMO

Ementa: Conceituação fundamental sobre elementos que estruturam a prática da atividade física, princípios de aplicação, seus benefícios e cuidados relacionados com a prevenção de lesões e agravos. O sedentarismo, elementos da saúde e doenças a ele relacionados e os aspectos controversos sobre morbi-mortalidade.

FEF-0174 - SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: CONCEITOS E APLICAÇÕES PARA A INCLUSÃO DIGITAL DA COMUNIDADE

Ementa: Construção e exercício da cidadania através de conteúdos circunscritos à área de conhecimento da qualidade de vida e atividade física. Serão usados os recursos disponíveis na plataforma www para elaboração de um site. Estatística navegacional, exercícios interativos (quiz, associações, preencher lacunas, palavras cruzadas), princípios de utilização, download, upload, e-mail, chat, salvar texto, foto, vídeo, áudio e interação comunitária via www.

FEF-0175 - SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: CONCEITOS E APLICAÇÕES PARA A BOA ALIMENTAÇÃO E O CONTROLE DO PESO CORPORAL

Ementa: Princípios da alimentação saudável. Associação com a prática da atividade física. Relação da boa nutrição com o crescimento e o desenvolvimento das crianças. Principais nutrientes. Conceitos de anorexia e bulimia. Gasto calórico em modalidades esportivas. Exemplos de composição de refeições saudáveis. A pirâmide alimentar, a atividade física e o controle do peso corporal. A importância da ingestão de água e minerais associada à prática da atividade física.

FEF-0176 - SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: CONCEITOS DE ATIVIDADE FÍSICA E APLICAÇÕES SOBRE O DIABETES, A HIPERTENSÃO ARTERIAL E A OBESIDADE

Ementa: A caracterização da qualidade de vida, diabetes e hipertensão no ambiente escolar. O que a escola pode fazer para promover a saúde. Programas específicos para o controle e prevenção de diabetes e hipertensão arterial na escola. Benefícios da atividade física e da nutrição. Riscos e contra indicações para a prática da atividade física. Recomendações para melhorar a qualidade de vida. Aspectos da associação com a obesidade e o sobrepeso corporal, cuidados na prática da atividade física em crianças e adultos com sobrepeso. Avaliação dos conceitos aplicados.

FEF-0177 - SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: CONCEITOS DE ATIVIDADE FÍSICA E APLICAÇÕES SOBRE O CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E POSTURA CORPORAL

Ementa: Conceitos de aptidão física, variação antropométrica, peso corporal, estatura, diâmetros ósseos, princípios de avaliação de perimetria, composição corporal, teste de força, capacidade de força de membros superiores e inferiores, teste de capacidade aeróbica (VO2MÁX), protocolo de caminhada de 6 minutos, teste de flexibilidade. Estudo do desenvolvimento da postura humana, causas da má postura, principais alterações verificadas na coluna vertebral, modelos de avaliação e de coletas de dados que possibilitam a identificação dos desvios posturais, exercícios físicos preventivos.

FEF-0178 - SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: CONCEITOS DE ATIVIDADE FÍSICA E APLICAÇÕES NA TERCEIRA IDADE

Ementa: Conceito de atividade física relacionado às especificidades da terceira idade, teorias do envelhecimento, efeitos do envelhecimento, atividades específicas e os riscos e benefícios de cada caso, a qualidade de vida relacionada aos domínios físico, emocional, social e ambiental para o idoso, o planejamento de atividades, a preparação dos jovens e adultos para a terceira idade.

Oferecimento: Sem previsão