Curso de Especialização “Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer”

Público Alvo

Profissionais graduados em Educação Física, Pedagogia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Medicina, Odontologia, Nutrição e Psicologia bem como os profissionais atuantes ou interessados no desenvolvimento científico do ensino, pesquisa e extensão em temáticas sobre a Educação Física, Esportes e Lazer.

Objetivos

Espera-se que os alunos possam se preparar adequadamente para apresentar projetos de pesquisa com qualidade científica e realizar uma atualização específica sobre os conteúdos e métodos aplicados para a produção do conhecimento. Vale ressaltar, também, a importância desse tipo de orientação para a realização de projetos que visem a obtenção de financiamentos, bolsas de pesquisa e estudo, promoção de eventos e organização de encontros, tanto na iniciativa privada como na administração pública.

Ementas das Disciplinas

TEORIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER I

Ementa: Discute a delimitação do campo teórico e conceitual da educação física, esportes e lazer, considerando suas peculiaridades e relações interdisciplinares. Saúde e doença. Conceitos básicos, evolução das principais concepções e práticas: as características e as inflexões. As teorias pré-científicas. O biologicismo. A estrutura epidemiológica. O modelo preventivista. Identificação das principais fases do esporte no mundo moderno. Saúde, esporte e sociedade: tendências contemporâneas.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER I

Ementa: Analisar e distinguir os diferentes métodos de pesquisa comumente utilizados em educação física, esportes e lazer. Reconhecer os componentes fundamentais da estrutura de um texto científico. O método epidemiológico: o quadro referencial teórico - metodológico básico. A tipologia dos estudos epidemiológicos: ecológicos, experimentais, quase experimentais, observacionais, analíticos e descritivos, transversais, retrospectivos, prospectivos, ambispectivos e híbridos.

SEMINÁRIOS DE PROJETOS I

Ementa: Analisar os diferentes aspectos da elaboração de projetos de dissertação e tese, atendendo às peculiaridades da área de educação física, esportes e lazer.

TEORIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER II

Ementa: Discutir a delimitação do campo teórico e conceitual da educação física, esportes e lazer, considerando suas peculiaridades e relações interdisciplinares. Aprofundamento de questões teóricas com ênfase às temáticas específicas de interesse dos alunos.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER II

Ementa: Analisar e distinguir os diferentes métodos de pesquisa comumente utilizados em educação física, esportes e lazer. Reconhecer os componentes fundamentais da estrutura de um texto científico. Habilitar os alunos a explorar os diferentes tipos de fontes de informação e dados que favoreceram a estruturação de projeto de pesquisa.

SEMINÁRIOS DE PROJETOS II

Ementa: Leituras dirigidas e realização de seminários destinados à orientação individual e coletiva para a produção de projetos de pesquisa. Discussão entre docentes e alunos sobre seminários e projetos apresentados pelo aluno com vistas ao aprimoramento das propostas.

Oferecimento: Sem previsão