Curso de Especialização “Gestão da Qualidade de Vida na Empresa ”

Visão Geral

As condições de trabalho, no sentido amplo, destacando a saúde integral dos membros da empresa, possibilitam processos de gerenciamento mais criativos e uma melhor articulação das ações coletivas em função da identidade cultural com a organização, assim como a preservação dos padrões éticos na relação capital / trabalho. Isto leva a uma maior eficiência dos processos internos de tomada de decisões, refletindo diretamente na atuação do mercado e num melhor posicionamento frente à concorrência. O desenvolvimento dos conteúdos propostos relacionados às atividades físicas, esportivas e de lazer, visam a eficiência da gestão, saúde psíquica e bem estar emocional, qualidade de vida e adoção de participação integradora e coletiva na empresa, preparando o profissional para a utilização correta de instrumentos de intervenção que possibilitem melhorar as relações interpessoais no interior da organização.

Objetivos

Preparar profissionais para elaborar e gerenciar programas de qualidade de vida voltados para aplicação específica nas empresas, considerando os aspectos multidimensionais sobre a saúde, o esporte, o bem-estar emocional, o lazer e as condições de trabalho.

Público Alvo

Profissionais da área de recursos humanos de empresas interessados em aprimorar índices de produtividade e qualidade de vida de seus funcionários através de ações corporativas de educação, lazer, esporte, integração e melhoria das condições no ambiente de trabalho. Destina-se também a profissionais das áreas de educação, saúde e administração.

Ementas das Disciplinas

O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA PESSOA NA  EMPRESA

Ementa: A disciplina pretende fornecer aos alunos, subsídios teórico-práticos básicos para a compreensão de suas relações internas e externas, de forma a promover no contexto da empresa, um maior desenvolvimento e harmonia para cada pessoa. Desenvolver conhecimentos e reflexões de forma integrada sobre aspectos cognitivos, comportamentais, afetivos e corporais, visando o desenvolvimento pessoal e o aprimoramento das relações em grupo.

LAZER NAS EMPRESAS

Ementa: O lazer como benefício em uma política de administração de recursos humanos. A permeabilidade do lúdico no ambiente de trabalho. As possibilidades de intervenção no ambiente de trabalho utilizando-se as diferentes formas de gestão nos diferentes conteúdos culturais do lazer.

QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE E SOCIEDADE

Ementa: Parte-se de modelos de referência e movimentos sociais que  sustentam, nos  dias  atuais,  a  Qualidade  de  Vida  no  âmbito  da  Saúde,  de  modo   geral, e  no  mundo  do trabalho, em  específico. Discute-se e fundamenta-se a Qualidade de Vida como processo de  participação  democrática   das  percepções   subjetivas   da    produção,  circulação  e  consumo  de  bens,  explorando-se relações de  determinantes, manifestações e decorrências.

QUALIDADE DE VIDA NA EMPRESA : PROGRAMAS PARA A  PROMOÇÃO E PROTEÇÃO  DA SAÚDE

Ementa: A caracterização da qualidade de vida no ambiente de trabalho e na sociedade. Principais parâmetros e sua relação com o trabalho, a criatividade e o bem estar do indivíduo. O quê a empresa pode fazer para promover a saúde. Programas específicos para o controle dos problemas de saúde mais freqüentes em populações de trabalhadores.

A QUALIDADE DA DECISÃO GERENCIAL E O BEM ESTAR PESSOAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Ementa: A disciplina contempla os tópicos necessários para desenvolver no aluno uma visão abrangente da organização, destacando a relação entre a qualidade da decisão de gestão, o bem estar pessoal e o desenvolvimento de planos consensuais de ação. Desenvolve, como questões centrais, o amadurecimento moral do indivíduo e a construção, no interior das empresas, de um ambiente comunicativo que incentive a criatividade, a flexibilidade e o trabalho em equipe, num contexto de aprendizagem contínua e melhoria do bem estar pessoal.

ESPORTE E INTEGRAÇÃO NA EMPRESA

Ementa: A disciplina aborda o esporte em duas dimensões. Inicialmente, de forma abrangente, o esporte será discutido levando em conta suas múltiplas possibilidades. Posteriormente, de forma restrita, o esporte será enfocado como um facilitador nas diversas relações pessoais estabelecidas no âmbito da empresa.

SEMINÁRIOS EM QUALIDADE DE VIDA NA EMPRESA

Ementa: Abordagem didático-pedagógica sobre temáticas em parâmetros da qualidade de vida e aspectos aplicados à empresa. Orientações sobre fundamentos de didática, definição dos objetivos de uma apresentação. Linguagem científica e formas de interlocução. o aluno e suas expectativas. A estrutura do seminário. o trabalho científico. Fundamentos de metodologia da pesquisa científica.

Oferecimento: Sem previsão