Qualidade de Vida e a articulação entre ensino, desenvolvimento de metodologias, pesquisa e técnicas de intervenção

Objetivo

Promover a articulação entre as áreas de ensino, desenvolvimento de metodologias, pesquisa e técnicas de intervenção sobre a temática da qualidade de vida.

Disciplinas

As disciplinas acadêmicas, desenvolvidas em cursos de graduação e programas de especialização e pós-graduação, são fundamentais para a formação pessoal e profissional dirigida ao conhecimento sobre a promoção da saúde e a qualidade de vida.

Nossa área de ensino em Qualidade de Vida, Saúde Coletiva e Atividade Física tem estruturado ações de integração, até certo ponto inovadoras, ofertando disciplinas em cursos de graduação com uso de Livro-Texto elaborado pelos professores exclusivamente sobre os conteúdos que serão ministrados, associado  ao uso de uma ferramenta de educação a distância, o Teleduc, que disponibiliza apresentações e textos complementares aos que serviram de base para cada conteúdo ou aula.

Espera-se, com essas estratégias integradas, ampliar o impacto educacional com a produção de material novo e específico, dada a importância destas estratégias para o acesso à informação, contribuição para a melhoria do ensino e inclusão social de comunidades que possam fazer uso dos conteúdos que se desenvolvem na área.

Seguem os Livros-Texto relacionados às disciplinas desenvolvidas na graduação em nossa área de ensino:

Projetos de Pesquisa

A linha de pesquisa “Qualidade de Vida, Saúde Coletiva e Atividade Física” tem suas publicações de livros e capítulos vinculadas a projetos de pesquisa que abrangem as temáticas da Educação em saúde, Programas em populações carentes, Atividade física nas escolas, Gestão de programas nas empresas, Condições de infra-estrutura e atividades de ensino, Participação e consenso em grupos de atividade.

O corpo docente (Vera Aparecida Madruga Forti,  Aguinaldo Gonçalves, Gustavo Luiz Gutierrez e Roberto Vilarta ) desenvolve ações integradas nessas publicações que tem por objetivo a divulgação de dados e estruturação de base conceitual sobre qualidade de vida dirigida a participantes de fóruns, alunos das disciplinas de graduação e pós, além dos da especialização e à comunidade científica.

As publicações buscam contribuir para a melhoria das condições de ensino em vários níveis educacionais, desenvolvimento de livros-texto, capacitação de professores e funcionários de empresas e escolas, condições de vida e inclusão de grupos com necessidades especiais, levantamento de dados sobre a qualidade de vida de populações desfavorecidas, disseminação de estratégias de projetos e programas de aplicação no local de trabalho visando melhoria das condições de saúde e qualidade de vida.

Descrição dos projetos de pesquisa

  • Educação em saúde, promoção à saúde, condição de vida e atividade física: desenvolvimento das bases conceituais e aplicações em educação para a saúde e qualidade de vida de aspectos da vida  e da atividade física considerando suas identidades, indicadores, concepções básicas, condições de vida, modo de vida e estilo de vida.
  • Atividade física e qualidade de vida em populações de bairros carentes: avaliação de capacidades e habilidades relacionadas com a aptidão física e sua influência sobre domínios e facetas da qualidade de vida segundo percepção de moradores e trabalhadores de comunidades carentes da região de Campinas e São Paulo.
  • Diagnóstico de alimentação saudável e prática de atividade física em escolas municipais dirigidas à promoção da saúde e qualidade de vida: diagnósticos sobre políticas e programas desenvolvidos na comunidade escolar com ênfase às condições do ambiente escolar, educação para a saúde, programas de nutrição, saúde dos escolares, saúde dos funcionários e envolvimento da família e da comunidade dirigidas à promoção da saúde e qualidade de vida.
  • Gestão da qualidade de vida na empresa: estruturação de projetos e programas de intervenção em áreas de gestão sobre a qualidade de vida e sua relação com a prática da atividade física e estratégias de responsabilidade social em empresas.
  • Capacitação de professores e melhoria de infra-estrutura das atividades de ensino na área de atividade física, saúde coletiva e qualidade de vida: o projeto visa desenvolver capacitação de professores da rede pública dirigida para aplicação de metodologias de ensino, uso e aplicações da informática para melhoria das condições em sala de aula. Promove também a melhoria de infra-estrutura das atividades locais de ensino na área de atividade física, saúde coletiva e qualidade de vida.
  • Estudo da participação e da formação de consenso de grupos portadores de necessidades especiais, a partir de análise da Teoria da Ação Comunicativa: este projeto procura compreender a relação entre condições especiais de corporeidade e construção argumentativa de consensos a partir dos pressupostos da "Teoria da Ação Comunicativa" de Habermas. Objetiva contribuir para obter melhores condições de qualidade de vida e inclusão de grupos com necessidades especiais.

 

Estado nutricional e composição corporal das crianças de 7 a 10 anos de idade do município de Vinhedo/SP
Planejamento de projetos, programas e atividades de recreação e lazer na empresa
Qualidade de vida: análise da influência do consumo de alimentos e estilo de vida

Desenvolvimento de Metodologias