Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas e Lazer

Grupo cadastrado no CNPq

O grupo tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas que envolvam o fenômeno do Lazer, Esporte e Políticas Públicas relacionadas à Educação Física. Para tanto, os integrantes do grupo participam de reuniões de estudo, realizam leituras, discussões de obras clássicas e contemporâneas da área de políticas públicas, lazer e correlatas. A aplicação e difusão deste conhecimento acontecem através da participação em eventos, realização de pesquisas, elaboração de artigos científicos e parcerias diversas.

Linhas de Pesquisa

  • Lazer e política - Estudos e pesquisas sobre o papel do Estado nos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas sociais e sobre o lazer como direito social a partir de apropriações teóricas, conceituais e analíticas de diferentes campos disciplinares. Sentidos e significados políticos, institucionais e culturais de temáticas como cidadania, direitos, políticas sociais, participação, inclusão, gestão, intersetorialidade.
  • Lazer e práticas do cotidiano - Investigar as práticas de lazer e suas possibilidades de ação dentro da dinâmica de transformação/manutenção da realidade, por meio do cotidiano. Problematizar temas como jogo, mídia, luta, tempo e espaço como possibilidades de observar o lazer na sua materialidade.

Pesquisas e Publicações

Equipe

Contato

Silvia Cristina Franco Amaral - Coordenadora | 19 3521-6635