Dinâmica dos processos metodológicos e didáticos na iniciação, especialização e treinamento esportivo

Ênfase nos processos metodológicos e na organização, sistematização, aplicação e avaliação de procedimentos pedagógicos na iniciação, especialização e treinamento esportivo.

Projetos

2015 - Atual

Educação física escolar: pressupostos norteadores a partir de casos de sucesso

Descrição: As aulas de Educação Física estão entre as preferidas pelos alunos, no entanto também estão entre as que eles classificam como de menor importância (DARIDO, 2004, SILVA et al, 2015). A desvalorização da área tem acarretado, inclusive, a diminuição do número de aulas semanais (como é o caso da prefeitura de Monte Mor) e este fato é fortalecido pela lei 9394/96 (BRASIL, 1996), a qual, embora torne obrigatória a educação física como disciplina, dispensa alunos das aulas de acordo com as justificativas presentes na lei. Diante deste cenário, encontramos professores com dificuldade de planejar e ministrar suas aulas (CASTRO et al, 2015). Para tanto, é objetivo geral deste estudo identificar pressupostos que norteiem a atuação de professores de Educação Física no contexto escolar, e são seus objetivos específicos: diagnosticar a atuação dos professores de educação física da diretoria de ensino de Hortolândia a partir da opinião de seus superiores imediatos; identificar os cinco professores mais bem ranqueados no tocante à sua participação; diagnosticar o contexto em que os professores selecionados atuam, bem como como são vistos por sua comunidade escolar; e identificar, diante da atuação prática desses professores, quais elementos podem ser destacados para nortear pressupostos para a atuação dos professores de educação física. O presente estudo possui caráter qualitativo e quantitativo. Trata-se de uma pesquisa com método dedutivo, de procedimento monográfico e tipológico, que utilizar-se-á das técnicas de pesquisa bibliográfica, documentação direta, por meio de pesquisa de campo, de observação sistemática, em grupo e participante; também far-se-á uso de entrevistas e questionários (MARCONI; LAKATOS, 2011).

2014 - Atual

O tratamento didático-pedagógico do esporte nas aulas de Educação Física escolar no Ensino Fundamental

Considerando que o esporte consolidou-se, historicamente, como conteúdo hegemônico da Educação Física escolar e que, em contrapartida, recebe um tratamento didático aquém de suas possibilidades formativas no contexto da cultura corporal de movimento, privilegiando o gesto técnico em detrimento da dimensão tática presente especialmente nos jogos esportivos coletivos, o presente projeto de pesquisa, apoiado nas metodologias ativas para o ensino do esporte provenientes das diferentes vertentes da Pedagogia do Esporte tem por objetivo elaborar, aplicar e/ou avaliar propostas metodológicas de ensino do esporte em aulas de Educação Física escolar no Ensino Fundamental.

2014 - Atual

O tratamento didático-pedagógico do esporte nas aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio

Considerando que o esporte consolidou-se, historicamente, como conteúdo hegemônico da Educação Física escolar e que, em contrapartida, recebe um tratamento didático aquém de suas possibilidades formativas no contexto da cultura corporal de movimento, privilegiando o gesto técnico em detrimento da dimensão tática presente especialmente nos jogos esportivos coletivos, o presente projeto de pesquisa, apoiado nas metodologias ativas para o ensino do esporte provenientes das diferentes vertentes da Pedagogia do Esporte tem por objetivo elaborar, aplicar e/ou avaliar propostas metodológicas de ensino do esporte em aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio. 

2014 - Atual

Pedagogia do esporte: avaliação da aprendizagem no processo de treinamento de jovens atletas de basquetebol

O presente estudo visa avaliar a aprendizagem de jovens jogadores de basquetebol da categoria sub 14 de duas equipes participantes do campeonato regional de basquetebol no Estado de São Paulo. Busca-se identificar se há diferença na aprendizagem dos sujeitos quando se há um enfoque formativo aos resultados obtidos por diferentes instrumentos de avaliação.

2013 - Atual

Abandono no esporte

O projeto tem como objetivo verificar motivos que levaram jovens talentosos a abandonar o esporte, identificar fatores do processo de treinamento ao qual o indivíduo foi submetido e que podem ter influenciado negativamente seu processo de formação esportiva, e também apontar características e aspectos do contexto esportivo do atleta que podem ser determinantes do abandono.

2013 - Atual

Periodização e monitoramento da carga de treinamento na ginástica rítmica

O corpo de conhecimento concernente a Ginástica Rítmica (GR), particularmente no que se refere ao processo de treinamento, organização do conteúdo e monitoramento das respostas decorrentes deste processo ainda é relativamente menor do que o verificado para outras modalidades olímpicas. Tradicionalmente, o treinamento da GR caracteriza-se por apresentar longas sessões de treinamento, planejadas de forma que as ginastas devam contemplar aspectos da técnica corporal, do aparelho específico e do condicionamento físico, além das questões e atributos estéticos e plásticos. Em última instância, o treinamento da GR, assim como em outras modalidades esportivas, implica em treinamento sistemático, que tem como objetivo induzir adaptações musculares, metabólicas, cardiovasculares, hormonais e neurológicas. Entretanto, não se tem conhecimento de estudos com a GR que buscaram identificar as relações entre alterações da carga de treinamento (carga externa) e respostas psicofisiológicas das ginastas, e tampouco, o impacto destas alterações no desempenho esportivo. O avanço desse conhecimento poderia contribuir para um maior entendimento do efeito da carga interna nos sistemas orgânicos e as possíveis alterações no desempenho, desencadeadas pelas respostas de adaptação. Nesta perspectiva busca-se nesta pesquisa contribuir com o conhecimento inerente à área do planejamento e monitoramento na GR, por meio da investigação e descrição de um período de treinamento periodizado através da carga interna, da análise das respostas psicofisiológicas das atletas submetidas a um modelo de organização do conteúdo de treinamento, baseado na intensificação da carga de treinamento, e da análise das respostas agudas a diferentes tipos (sessões) de treinamento em diferentes momentos da preparação anual.

2013 - 2015

Pedagogia do Esporte e Futebol de Campo: processo de ensino-treino dos conteúdos tático-técnicos

Investigar o treinador de futebol inserido no contexto do clube esportivo, a fim de evidenciar os processos de formação de treinadores em clubes de elite, assim como evidenciar os processos de organização e sistematização dos conteúdos técnico-táticos do futebol de campo em diferentes categorias de formação e treinamento.

2011 - Atual

A atuação de técnicos de seleções nacionais de modalidades coletivas: um estudo sobre a excelência no Esporte

O estudo investiga o processo de aplicação de conhecimentos de técnicos de seleções nacionais que têm obtido êxito em competições internacionais. Como objetivos do estudo tem-se a identificação e análise do conjunto de estratégias e a atuação dos técnicos de seleções nacionais para coordenar um processo de treinamento esportivo, bem como a construção deste tipo de conhecimento, e a partir disto compor modelos de atuação e indicar conteúdos para uma epistemologia do Treinamento Esportivo. A pesquisa é de caráter qualitativo, o método de pesquisa é a Análise de Conteúdo e o instrumento para coleta de dados será a entrevista semiestruturada. A análise se dará mediante corpo teórico desenvolvido no estudo, com autores das Ciências do Esporte e da Psicologia Cognitiva.

2011 - Atual

Pedagogia do Esporte: Criação e validação do teste de conhecimento tático declarativo para o basquetebol

Criação e validação do teste de conhecimento tático declarativo para o basquetebol para avaliação psicométrica da tomada de decisão no basquetebol.

2011 - Atual

Pedagogia do esporte: pressupostos teóricos para uma avaliação formativa da aprendizagem

Estudo de princípios e fundamentos da Pedagogia do Esporte para a elaboração de uma prática ou método avaliativo. 

2011 - 2013

Nível de Atividade Física e Hábitos de Lazer de Adolescentes no tempo Livre na sociedade digital

O objetivo desse estudo é verificar o nível de atividade física e o tipo de atividades de lazer realizadas no tempo livre de escolares. Os sujeitos da pesquisa serão 300 escolares matriculados no ensino médio, com idades acima de 14 anos e devidamente autorizados pelos seus pais ou responsáveis. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório do tipo qualitativa e quantitativa. Para a coleta dos dados serão utilizados três instrumentos na forma de questionários estruturados. O estudo foi observado em seus aspectos éticos em conformidade com a Res. 196/96 para Pesquisa com Seres Humanos e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (810/2011). Os materiais e métodos foram analisados em relação a outros estudos desenvolvidos, mostrando-se exequível ao grupo e aos objetivos do estudo.

2011

Intervenções pedagógicas relacionadas ao equilíbrio em crianças com dificuldades motoras

Projeto do Edital Núcleos de Ensino 2011 realizado em escola pública de Limeira - SP, com análise de equilíbrio em crianças com dificuldades motoras, antes e após intervenções com aulas de Ginástica na Educação Física escolar.

2010 - Atual

Os referenciais da Pedagogia do Esporte

O presente estudo tem como finalidade estudar os três referenciais da Pedagogia do Esporte, o Técnico-tático, o socioeducativo e o histórico-cultural, entendendo que estes devam estar harmoniosamente entrelaçados, formando a base que oferece sustentação à formação através do Esporte.

2009 - 2010

A Criança em Desenvolvimento na Instituição de Educação Infantil

Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritiva sendo do tipo observação participativa. O objetivo específico desse estudo é verificar a estrutura física das Escolas de Educação Infantil e o cotidiano das crianças, dedicando atenção ao estímulo da ação lúdico-motora, analisando o tempo das atividades orientadas e livres ao longo do período escolar. Especificamente, nas aulas de Educação Física, o intuito é de verificar os conteúdos propostos, objetivos, estrutura da aula e procedimentos pedagógicos. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Nº 826/2009).