Dinâmica da organização e funcionamento das instituições esportivas

Estudo da inserção e desenvolvimento do esporte em instituições de educação formal e não formal.

Projetos

2014 - Atual

Centros de treinamento do esporte de alto rendimento e centros de excelência esportiva: investigação das instalações esportivas e do perfil dos profissionais nos ambientes atendidos pelo plano Brasil medalhas

A partir do entendimento que o sucesso esportivo de um país está relacionado, dentre outros fatores, à infraestrutura esportiva, encontramos a necessidade de investigar os Centros de Treinamento de Esporte do Brasil a fim de verificar se, de fato, podem ser classificados e reconhecidos como Centros de Alto Rendimento e/ou Centros de Excelência, de acordo com parâmetros estabelecidos para estes tipos de instalação, utilizando como referencia os critérios propostos pelo Conselho Superior de Desportes (2002) da Espanha, já que no Brasil não há um documento informações sobre padrões mínimos necessários. Para delimitação das instalações a serem investigadas, proporemos investigar os 22 Centros que serão atendidos pelo Plano Brasil Medalhas, sendo 21 deles de modalidades Olímpicas e um de modalidades Paralímpicas. A expectativa em torno do projeto é obter informações que permitam verificar se há Centros de Treinamento do Esporte de Rendimento do Brasil e/ou Centros de Excelência Esportiva que atendem a parâmetros necessários estabelecidos para esse tipo de estrutura, por meio de investigações acerca da infraestrutura, com imagens, filmagens e diários de campo; com intuito de conhecer e entender melhor a infraestrutura voltada para o Alto Rendimento no Brasil.

Descrição do Plano
  • revisão bibliográfica;
  • inserção in locu nos ambientes investigados;
  • construção de diários de campo;
  • coleta de imagens e vídeos;
  • análise preliminar das imagens e vídeos;
  • produção de relatórios preliminares.

2012 - Atual

A Ginástica na escola, clubes e outras instituições não formais

  • Conhecer, registrar e analisar a realidade da Ginástica na escola no interior do Estado de São Paulo
  • Conhecer, registrar e analisar a realidade da Ginástica em instituições não formais no interior do Estado de São Paulo
  • Contribuir na capacitação relacionada ao conteúdo ?Ginástica? dos professores de educação física das escolas parceiras do Sistema Público de Ensino em Rio Claro
  • Contribuir com o processo de formação inicial de graduandos de educação física da UNESP, aproximando-os dos diversos contextos formais e não formais.

2011 - 2013

Panorama das Ginásticas no Estado de São Paulo

A pesquisa a ser desenvolvida tem como ponto de partida a Pedagogia das Ginásticas em busca do diagnóstico das condições de desenvolvimento das Ginásticas no interior do Estado de São Paulo, para futuras orientações e intervenções, visando um aperfeiçoamento desta prática corporal. Portanto, esta pesquisa visa avaliar, comparar, diagnosticar e analisar tanto a iniciação esportiva nesta modalidade, como os trabalhos voltados ao alto rendimento esportivo de jovens ginastas, no interior do Estado de São Paulo. A abordagem metodológica adotada para esta pesquisa será de caráter descritivo, quantitativo e qualitativo. Segundo Thomas e Nelson (2002) a importância da pesquisa descritiva fundamenta-se na premissa de que os problemas podem ser encontrados e resolvidos, bem como as práticas podem ser melhoradas por meio da observação, análise e descrição objetivas e completas, sendo inclusive, eficiente o uso de questionários como ferramentas de exploração do que se deseja conhecer no concernente a uma área, como é o caso do Estado de São Paulo. A amostra consistirá nas 25 cidades do interior do Estado de São Paulo com população acima de 150.000 habitantes de acordo com o censo 2010 (IBGE), somadas às cidades (não contempladas neste critério) classificadas entre as primeiras oito colocações (competição ?por equipes?) na modalidade de Ginástica Artística (masculina ou feminina) nos Jogos Abertos do Interior de 2010. As instituições analisadas nestas cidades serão: Prefeitura e Clubes.

2011 - 2013

Organização das Escolas de Futebol na Região Metropolitana de Campinas

O presente trabalho tem como tema a organização das Escolinhas de Esporte da Região Metropolitana de Campinas. Com o surgimento das escolinhas, surgiram problemas em torno da estrutura para a realização do processo de iniciação e formação esportiva, que vai desde a formação dos profissionais incumbidos de ensinar futebol ao projeto pedagógico. O objetivo desse estudo é conhecer o processo de implantação e o projeto pedagógico desenvolvido nas escolas privadas de futebol da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Palavras-chaves: Escola de esportes; Futebol; Pedagogia do Esporte.

2010 - 2011

A pedagogia do esporte e o processo de ensino vivência e aprendizagem do basquetebol: um estudo no Colégio Divino Salvador na cidade de Jundiaí

Levantamento histórico e pedagógico do desenvolvimento do basquetebol feminino no Clube Divino Salvador de Jundiaí, um dos principais formadores de atletas da modalidade no país.

2010 - 2010

Cenários Esportivos na Mídia

Coleta e análise referentes à transmissão das partidas finais dos Jergs, fase municipal/Santa Maria-RS, envolvendo a modalidade de futebol de campo, nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil.