Dinâmica da Formação e desenvolvimento Profissional para atuação no esporte

Estudos relacionados à formação e desenvolvimento de técnicos esportivos e profissionais de gestão, assim como de atletas.

Projetos

2015 - Atual

Desenvolvimento Profissional de Treinadores de Jovens: análise das ações formativas de um clube de futebol de elite

A compreensão de que o sucesso esportivo de um Clube de Futebol depende da gestão dos seus recursos de modo organizado e estruturado para qualificar o trabalho de seus profissionais e obter resultados satisfatórios, nos remete a compreender como as estratégias de formação de treinadores são organizadas e desenvolvidas em um Clube de Futebol de Elite. Ao considerar a complexidade de fatores que envolve o desenvolvimento de atletas e a necessidade da manutenção de um trabalho adequado a longo prazo, este estudo limita-se a investigar a estratégias formativas de treinadores que atuam em categorias de base. Com base em pressupostos da investigação qualitativa, serão realizadas análises documentais e entrevistas com coordenadores técnicos e treinadores no sentido de analisar as ações de formação que são estabelecidas por um clube de futebol de elevado reconhecimento na preparação de jovens atletas. O presente estudo, dessa forma, se justifica por apontar, refletir e interpretar possíveis fatores funcionais influenciadores no sucesso da formação nas categorias de base de um Clube de Futebol de Elite.

2013 - Atual

Análise Comparativa do Perfil da Formação Profissional em Educação Física: A América Latina em Foco

Objetiva desenvolver análise comparativa do perfil de formação profissional inicial e continuada no campo da Educação Física em treze países da América Latina. Objetiva, também, identificar e analisar no processo de formação de professores de Educação Física e identificar quais os conteúdos indicados para atuação na Educação Básica nos países identificados. De metodologia quali-quantitativa utiliza-se de técnica de análise de conteúdo, tratamento estatístico e produção de gráficos, tabelas e grafos com apoio dos softwares NVivo10, SPSS e NETDRAWN. Utiliza técnicas de levantamento de dados como pesquisa documental, questionário misto e grupo focal.

2011 - Atual

Formação e desenvolvimento profissional do treinador: um estudo sobre os treinadores de basquetebol, suas identidades e seus saberes

No contexto esportivo brasileiro, apesar do crescente movimento de valorização dos treinadores de esporte e do aumento significativo de cursos específicos para qualificação desses profissionais, ainda podemos identificar uma escassez de conhecimentos disponíveis sobre o treinador, sua formação e trabalho. No caso específico do basquetebol, esse fato não é diferente. Apesar de haver propostas pioneiras de formação, no âmbito da pesquisa científica há uma pouquidade de investigações sobre os treinadores de basquetebol. Diante desse quadro, o objetivo geral na pesquisa é investigar a formação profissional de treinadores de esporte, com atenção especial para o processo de desenvolvimento profissional dos treinadores de basquetebol das categorias de formação. Por sua vez, o objetivo específico é investigar o processo de constituição identitária dos treinadores de basquetebol das categorias de formação, com ênfase para os desafios enfrentados e os saberes profissionais mobilizados.

2011 - Atual

Pedagogia do Esporte e História de vida: processos de formação esportiva bem sucedida em atletas de excelência

O estudo tem como finalidade reunir informações acerca da história de vida de atletas e ex-atletas bem sucedidos da seleção brasileira de basquetebol feminino, com destaque no cenário nacional e internacional a fim de verificar os aspectos que foram fundamentais para o desenvolvimento de sua expertise e carreira, buscando evidenciar traços determinantes dessa trajetória.

2011 - Atual

Corpo e educação: olhares sobre o trabalho corporal na escola

Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais são os olhares acerca do trabalho corporal na escola de estudantes dos cursos de pedagogia das universidades públicas estaduais de São Paulo (UNICAMP, UNESP e USP), que participaram de três disciplinas relacionadas ao campo da educação física e da arte, no 2º. semestre de 2011: ?Educação corpo e arte? - Pedagogia/UNICAMP, ?Possibilidades da ginástica na escola? - Pedagogia e Educação Física/UNESP e ?Cultura Corporal: Fundamentação, Metodologia e Vivencias? - Pedagogia/USP. As três docentes responsáveis pelas disciplinas desenvolveram um planejamento conjunto de atividades e tal estudo será realizado a partir de respostas destas/es estudantes à questão ?Qual é o seu olhar sobre o trabalho corporal na escola?, as quais foram respondidas no início e no final do semestre. A análise dos dados será realizada tomando como referência o paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989).