FEF - Faculdade de Educação Física

Equipe

Pesquisadores

Roberto Rodrigues Paes
Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, Esporte, Educação Física.

Hermes Ferreira Balbino
Tem graduação em Educação Física e Psicologia pela Unimep, Especialização, Mestrado e Doutorado em Ciências do Esporte pela Unicamp.
Trabalhou com diversas modalidades esportivas, como futsal, voleibol, atletismo, triathlon e basquetebol, modalidade a que está ligado até os dias de hoje.
Atuou como preparador físico da Seleção Brasileira Feminina de Basquetebol de 1989 a 1999, tendo participado de diversas conquistas pela equipe nacional, como a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Havana – Cuba em 1991, o primeiro lugar no Campeonato Mundial da Austrália em 1994 e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.
Ingressou na carreira acadêmica em 1999 e hoje atua como docente na Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba, com as disciplinas que envolvem a modalidade basquetebol e a Psicologia do Esporte. Atua na Psicologia Clínica, em atendimentos a esportistas.
Tem sua atuação na área acadêmica voltada para o estudo e pesquisa do desempenho humano dos técnicos e jogadores no âmbito dos Jogos Esportivos Coletivos, a partir das teorias da Psicologia Humanista, da teoria das Inteligências Múltiplas, e dos estudos de autores contemporâneos da Pedagogia do Esporte.

Larissa Rafaela Galatti
Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010), Mestrado em Educação Física (2006), Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar (2005), Bacharelado (2002) e Licenciatura em Educação Física (2004), todos pela UNICAMP. Atualmente é membro do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP) da FEF/UNICAMP e desenvolve estudos de Doutoramento na Facultad de Ciéncias del Deporte y Educación Física da Univerdade da Coruña (Espanha), onde é membro do Grupo de Pesquisas IADE – Investigación y Análisis de los Desporte de Equipo. É docente das Faculdades de Educação Física da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e do UNASP-HT. Atua e pesquisa na área de Educação Física, em especial no campo da Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: clube sócio-esportivo, livro didático, jogos esportivos coletivos, basquetebol, intervenção pedagógica e lutas.

Antonio Montero Seoane
É Licenciado em Educação Física pela Universidad Politécnica de Madrid (1983) e em Sociologia pela Universidade da Coruña (2001). Possui diploma de estudos avançados em Sociologia (2003) e Antropologia (2005) pela Universidade da Corunã. É doutor em Educação Física pela Universidade da Coruña (2005) e doutorando em Sociologia pela mesma universidade. Atualmente, é docente da Faculdade de Ciências do Esporte e Educação Física da Universidade da Coruña, onde atua nas seguintes linhas de investigação: (1) Esporte e processos socializadores: família, clube, valores; (2) Os treinadores: formação, preparação e avaliação.

Laurita Marconi Schiavon
Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996), Mestre em Pedagogia do Movimento/Estudos da Ginástica (2003) pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Educação Física /Pedagogia do Esporte (2009) pela mesma instituição.
Docente do Departamento de Educação Física na UNESP/Rio Claro - SP.
Experiência na área de Pedagogia do Esporte, com ênfase em Ginástica Artística e Ginástica escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: ginástica, ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica geral.
Ex-técnica de Ginástica Artística Feminina (GAF)
Árbitro Internacional de GAF.

Valdomiro de Oliveira
Doutor Valdomiro de Oliveira é professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná - Curitiba. Possui estágio pós-doutoral em Ciências do Desporto de Alto Rendimento Moscou - Rússia - 2010. Doutorado e Mestrado na UNICAMP – SP em ensinotreinamento dos Jogos desportivos. Foi atleta de basquetebol de alto nível no País. Atua em cursos de iniciação desportiva na escola e no clube, treinamento desportivo na infância, adolescência e alto rendimento. Possui livros na área do basquetebol e publicações de artigos científicos no Brasil e em vários Países do Mundo.

Rubens Venditti Júnior
Pesquisador graduado em Educação Física, nas modalidades de Bacharelado em Treinamento em Esportes (2001) e Licenciatura Plena em Educação Física (2004), ambas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Também se titulou com Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Doutoramento em Educação Física e Sociedade, na Linha de Aspectos Psicológicos do Movimento Humano (Psicologia do Esporte e do Exercício), período de 2005 a 2010. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Recreação e Lazer e Docência no Ensino Superior (Ensino, Pesquisa e Extensão), com ênfase em Psicologia do Esporte e do Exercício, Atividade Motora Adaptada e Pedagogia do Esporte. Exerce docência no ensino superior em instituições de Educação Física no estado de São Paulo e Minas Gerais. Além do ensino formal, já exerceu atividades em academias e iniciação esportiva, trabalhos sociais e projetos de recreação e lazer, ginástica laboral, envolvendo atividades físicas, esportes e ginástica geral. Participa de diversos cursos de especialização e extensão em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte. Os temas relacionados a seu escopo de pesquisa são os seguintes: pedagogia do esporte; educação física escolar, educação física, auto-eficácia, motivação, formação profissional e atividade docente. Atualmente, também vem atuando em Pedagogia do Esporte e Iniciação Esportiva, com consultorias, mini-cursos e atividades de extensão e palestras/ workshops nesta área.

Cristián Eduardo Luarte Rocha
Doctorando en Didáctica de la Educación Física en la Universidad Autónoma de Barcelona. Magíster en Ciencias del Deporte por la UNICAMP, Profesor de Educación Física de la Universidad de Concepción Chile, Licenciado en Educación por la Universidad de Concepción – Chile. Actualmente se desempeña como Director del Programa de Postgrado en Ciencias del Deporte de la Universidad San Sebastián, Chile y como Director de la Carrera de Pedagogía en Educación Física de la Universidad San Sebastián- Chile.
Posee experiencia en el área de la Educación Física, actuando principalmente en los siguientes temas: Iniciación en Juegos Deportivos Colectivos, Iniciación al entrenamiento del Hockey sobre Patines, Pedagogía del Deporte, Principios y Procedimientos Pedagógicos para la Enseñanza de Modalidades Deportivas Colectivas, Deporte Educacional y Educación Física Escolar.

Riller Silva Reverdito
Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia - Universidade Adventista de São Paulo Campus Hortolândia/IASP (2005), Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2007) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2011). Atualmente é docente na Faculdade Adventista de Hortolândia/Curso de Educação Física, Faculdade Network e na Secretaria da Educação São Paulo/Diretoria de Sumaré. Atua na área de Educação Física com ênfase em Educação Física Escolar, Pedagogia do Esporte, Teoria do Jogo, Teoria e Metodologia Aplicada aos Jogos Esportivos Coletivos e Handebol.

Henrique Barcelos Ferreira
Doutorando em Biodinâmica do Movimento e Esporte. Possui graduação em: Bacharelado em Treinamento Esportivo e em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Pedagogia do Esporte Escolar e Mestre em Ciência do Desporto - também pela UNICAMP. Atualmente é assistente da Gerência de Programas Socioeducativos do SESC SP, na área de projetos e programas de educação infanto-juvenil. Experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Iniciação em Jogos Esportivos Coletivos, Iniciação e treinamento em Basquetebol, Pedagogia do Esporte, Princípios e Procedimentos Pedagógicos para ensino de Modalidades Esportivas Coletivas, Administração Esportiva e Esporte Educacional.

Heitor de Andrade Rodrigues
É formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-RC), possui mestrado em Ciências da Motricidade (UNESP-RC) e atualmente realiza o doutorado em Educação Física (UNICAMP). É professor assistente das Faculdades Integradas Claretianas (Rio Claro) e do Centro Universitário Claretiano (Batatais), atuando com a Pedagogia do Esporte Coletivo (Futebol, Basquetebol e Handebol) e com a Educação Física escolar. Já atuou como técnico desportivo e professor de Educação Física escolar no município de Rio Claro, além de ter colaborado com o Ministério do Esporte na avaliação e capacitação dos professores envolvidos no Programa 2º Tempo.

Thiago José Leonardi
Bacharel e Mestrando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É membro do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP), da mesma faculdade. Atua nas linhas de pesquisa da Pedagogia do Esporte, dos Jogos Esportivos Coletivos e da Pedagogia do Esporte aplicada ao basquetebol, e desenvolve estudo de mestrado na área de avaliação tática na modalidade.

Gisele Viola Machado
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2005), especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). Atualmente é Coordenadora Esportiva Em um Programa Sócio-Educativo da Prefeitura Municipal de Taubaté. É estudante de Mestrado pela Universidade de Campinas - UNICAMP e membro do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP), pela mesma instituição. Atua em linhas de pesquisa na área da Pedagogia do Esporte, aplicada Iniciação Esportiva, Jogos Coletivos e Programas sócio-esportivos.

 

Mariana Antonelli
Estudante de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é membro do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP) da FEF/UNICAMP e desenvolve Projeto de Iniciação Científica pelo PIBIC/CNPq e pesquisas na área de Pedagogia do Esporte e do Processo de Ensino Vivência e Aprendizagem do Basquetebol.

Felipe Prodócimo Hirama
Graduando em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte. Desenvolvendo projeto de Iniciação Científica para o PIBIC com tema na área de Pedagogia do Esporte aplicada ao Basquetebol.

Faculdade de Educação Física


Telefone (5519) 3521-6603 Fax (5519) 3521-6750

Avenida Érico Veríssimo, 701 - Cidade Universitária Zeferino Vaz

Campinas - São Paulo CEP 13.083-851 Caixa Postal 6134

Fale Conosco
Localizar Contato
Como Chegar

Como Chegar