Publicações

BORTOLETO, M A. C. et al (2008)
Introdução à pedagogia das atividades circenses
Editora Fontoura, Jundiaí. Site oficial.
Consulte resenha publicada na Revista do CBCE em 2011

BORTOLETO, M A. C. et al (2010)
Introdução à pedagogia das atividades circenses VOL 2. Editora Fontoura, Jundiaí, 2010
BORTOLETO, M. A. C., PINHEIRO, P. H. G. G e PRODOCIMO, E.
Jogando com o circoJundiaí – SP: Editora Fontoura, janeiro de 2011
DUPRAT, Rodrigo Mallet, PÉREZ GALLARDO, Jorge P.
Artes Circenses no Âmbito Escolar
Ed. Unijuí, 2010
SILVA, Erminia
Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e a Teatralidade Circense no Brasil. 
Ed. Altana, 2007 PDF
SILVA, Erminia.
Respeitável Público… O Circo em Cena
FUNARTE, RJ, 2010
 FERREIRA, D., BORTOLETO, M A C, SILVA, E.
Segurança no Circo: questão de prioridade
Várzea Paulista, Editora Fontoura, 2015.

 BEDIX, G. M. ; BORTOLETO, M. A. C. 
O Circo Chegou
1. ed. FEF/Unicamp: Campinas-SP, 2015. v. 1. 15p 

Download gratuito em português, inglês, catalão, dinamarquês e espanhol (E-book).

LOPES, D. C., PARMA, M
Construção Artesanal de Objetos Circenses
Editora Fontoura: Várzea Paulista (2016).

BORTOLETO, MAC.; ONTAÑÓN, T.B.; SILVA, E.
Circo: Horizontes Educativos.  Campinas - SP: Editora Autores Associados. 2016.

SILVA, Erminia; MELO FILHO, Celso Amâncio. Palhaços Excêntricos Musicais. Editora: Grupo Off-Sina (Produção), 1a ed., 2014. PDF.

 

DE CARVALHO, Daniel; SILVA, Erminia. Circos e Palhaços no Rio de Janeiro: Império. Realização: Lilian Moraes e Richard Riguetti (Grupo OFF-Sina), 1a. ed., 2015. Páginas: 159

Livros digitais

  • DE BLAS, X. ; BORTOLETO, M. A. C. (organizadores). Libro abierto de circo. WIKI Livros. Projeto coletivo e aberto (Gratuito) iniciado em 2002.

Capítulos de livros

  • BORTOLETO, M. A. C.,A ginástica e as atividades circenses. In A GINÁSTICA EM QUESTÃO: Corpo e Movimento, de autoria de Ana Angélica Freitas Góis, Roberta Gaio e José Carlos Freitas Batista, Editora Phorte, São Paulo, 2010.
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto, Thiago Sales Claro, Pedro Henrique Godoy Gandia Pinheiro e Carolina Silveira Serra. As artes circenses nas aulas de Educação Física. In “Educação Física Escolar – desafios e propostas 2″ (re-edição), organizado por Evando Carlos Moreira e Raquel Stoilov Pereira. Editora Fontoura, Jundiaí, 2010.
  • BORTOLETO, M. A. C.; CELANTE,A. R.. O ensino de atividades circenses no cursode Educação Física: experiências na universidade pública e privada..In: Elizabeth M A Pereira; Gabriela Celani; Dora M. Grassi-Kassisse. (Org.). Inovações curriculares: experiências no ensino superior. 1ed. Campinas - SP: FE - UNICAMP, 2011, v.1, p. 178-190.
  • DUPRAT, R. M.. Circo e Colônia de Férias: Possibilidades educativas. In: Debora Alice Machado da Silva. (Org.). Experiências com o Lazer em Colônias de Férias Temática. 1ed.Campinas: Alínea, 2012, v. 1, p. 139-151.

  • RIBEIRO, O. C. F. ; BORTOLETO, M. A. C. ; MONTANINI, J. . Rua, praça e ponte: os encontros circenses-malabarísticos como uma opção cultural no Brasil. In: PONTES, Ana; SOUSA, Jenny Gil; LOPES, Maria de São Pedro; LOPES, Sara Mónico. (Org.). Animação cultural em contextos iberoamericanos. 1ed.Leria: RIAP, 2014, v. 1, p. 242-253.
  • MALLET, R. D. ; ONTAÑÓN, T. B. ; BORTOLETO, M. A. C. . Atividades circenses. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; DE OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli (Org.).. (Org.). Ginástica, dança e atividades circenses. 1ed.Maringá: Eduem: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2014, v. 3, p. 119-157.
  • BORTOLETO, M. A. C.. The circus on the periphery of the brazilian university. In: SESC - São Paulo. (Org.). Circos - Festival Internacional Sesc de Circo. 1ed.São Paulo: SESC, 2015, v. 1, p. 24-31.
  • AVELLAR, Marcela. A INSERÇÃO DO CIRCO NA EDUCAÇÃO FÍSICA DE JOVENS E ADULTOS: REVELANDO PESSOAS, APROXIMANDO DISTÂNCIAS. IN: Walter Roberto Correia e Barbara Muglia-Rodrigues Marcela Avellar. Educação Física no ensino Fundamental, Ed. Fontoura, 2015.
  • SILVA, Erminia - Capítulo: “Family-Circus, Theater-Circus: It Is Theatrer in the Circus”. IN Brazilian Theater, 1970–2010. Essays on History, Politics and Artistic Experimentation. Edited by Eva Paulino Bueno and Robson Corrêa de Camargo. Jefferson, North Carolina: McFarland & Company, Inc., Publishers, 2015, pp. 126-140. Print ISBN: 978-0-7864-9703-4, Ebook ISBN: 978-1-4766-2024-4
  • SILVA, E. “A teatralidade circense no Rio de Janeiro no século XIX”. In MARZANO, Andrea & MELO, Victor Andrade de (org.) Vida divertida: histórias do lazer no Rio de Janeiro (1830-1930). Rio de Janeiro: Editora Apicuri, 2010, pp. 125-153. ISBN 9788561022334. 
  • LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Erminia Silva: “Trajetórias Circenses: a produção da linguagem circense por membros da família Chiarini na América Latina nos anos de 1829 a 1840”. In: Revista Ensaio Geral. Belém: UFPA/ICAQ/Escola de Teatro e Dança, Edição Especial, v. 3, n. 3, 2014, pp. 43-64. ISSN 1984-5197.
  • BORTOLETO, M. A. C.. Mais arte, mais circo e mais educação: por um corpo mais expressivo.. Educação integral no Espírito Santo: contribuição para as artes do corpo e do espaço. 1ed.Vitória - ES: GM Gráfica e editora, 2016, v. 1, p. 103-115. Ver em Research Gate.
  • BORTOLETO, M. A. C. Um encontro entre o funâmbulo e o praxiólogo: ideias para mestres e discípulos.. In: Lilian Aparecida Ferreira; Glauco Nunes Souto Ramos. (Org.). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PRAXIOLOGIA MOTRIZ: compreendendo as práticas corporais. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 55-80.

  • BORTOLETO, M. A. C.; ONTAÑÓN, T. B. ; MALLET, R. D. ; TUCUNDUVA, B. B. P. O circo na universidade: por uma coerência entre as práticas de ensino, pesquisa e extensão. In: Omar Schneider; Jean Carlos Freitas Gama. (Org.). Educação Física e seus caminhos: programa de educação tutorial. 1ed.Vitória - ES: Virtual Livros, 2017, v. 1, p. 139-160.

  • MATEU, Mercè ; BORTOLETO, M. A. C. . La lógica interna del circo: rasgos fundamentales. In: João Francisco Magno Ribas. (Org.). Praxiologia Motriz na América Latina – aportes para a didática na Educação Física. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2017, v. 1, p. 49-76.

  • BORTOLETO, MAC.  Um encontro entre o funâmbulo e o praxiólogo: ideias para mestres e discículos. IN: FERREIRA, LA, RAMOS, GNS. Educação Física Escolar e praxiologia motriz: compreendendo as práticas corporais. Curitiba: CRV, vol. 22, 2017 pp. 55-80.

Artigos

Documentários e DVDs

  • DVD Didático – Jogos de malabares “ Lenços” – Coleção Pedagogia das Atividades Circenses. Elaborado em Parceria com a empresa JR Malabaris. 2010 ISBN: 978-85-99688-15-1 - Disponível no Canal CIRCUS do Youtube

  • DVD Bravo Ramón

Ramón Martin Ferroni, Don Ramón, foi um dos mais importantes artistas de circo que atuou no Brasil. Nascido em 1925, na cidade de Rosário, Argentina, estreou como artista aos 12 anos de idade em sua terra natal. Desde então só parou de trabalhar na década de 1980, em terras brasileiras. Durante mais de cinquenta anos de trabalho como circense, apresentou-se em quase todos os grandes circos da América Latina - em particular Argentina e Brasil - da Europa e do Caribe. Encantou platéias com seu exímio número de acrobacias sobre bicicleta e, também, de antipodismo ou tranca. Para além de sua inquestionável excelência artística, foi responsável pelo projeto e criação de seus aparelhos de trabalho, como sua complexa bicicleta desmontável e todos os detalhes de cada um dos materiais que compõem o número de antipodismo. Projetou e construiu todo aparato para guardar esses materiais para transportá-los com segurança. Don Ramón doou tudo isso aos pesquisadores Daniel de Carvalho Lopes e Erminia Silva. Ambos vêm desenvolvendo esforços para dar visibilidade à riqueza da história de vida desse artista, pois ao mesmo tempo é possível, através dela, entrar em contato com riquezas das histórias dos circenses latino americanos e conhecer o quanto construíram o CIRCO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL. Este documentário, viabilizado pelo Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo, da Fundação nacional das Artes (Funarte) - Ministério da Cultura -,apresenta um pouco da trajetória de vida e obra deste grande artista.

  • SportTV 2008 - Esporte e Circo
  • DVD CIRCUS – Espetáculo na Lona do Circo Roda Brasil – Memorial da América Latina 2010 - Disponível para Venda
  • Documentário "Circo é Circo"  SESC - SP (2016) - Participação de vários pesquisadores do CIRCUS (Erminia Silva; Rodrigo Matheus e Marco Bortoleto). Reportagem SESC.

Revistas

  •  Revista DUX 10 anos (Circo DUX) -  Autoras: Erminia Silva e Márcia Nunes. Editor: Circo Dux, Ano: 2015 - Edição: 1º Edição - Páginas: 48

Trabalhos apresentados em congressos

  • MIRANDA, R.C.F.; BORTOLETO, M.A.C.  O circo na formação inicial em educação física: mapeando a realidade brasileira. In: Anais do CIEFMH - CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA V. 1, 2017, ISSN 2527-2268. PDF
  • CARDANI, Leonora Tanasovici. O ensino das atividades circenses nas escolas municipais de Campinas-SP. 69ª Reunião anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais (16 e 22/Jul/2017).
  • RODRIGUES, G. S. Notas preliminares sobre as aulas de história do circo no ensino das atividades circenses. Comunicação Oral apresentada no X Congresso Nacional de Educação Física (CONEF) - UNESP (Bauru), 2016. Premiado com Menção Honrosa pela Comissão Científica.
  • CARDANI, L.; ONTAÑÓN, T. B. BORTOLETO, MAC. O ensino das atividades circenses nas escolas municipais de Campinas-SP. Congresso PIBIC CNPq UNICAMP, 2016. Prêmio de Mérito Científico - Área de Ciências Humanas.
  • MONTANINI, J. A. F.; BORTOLETO, MAC, RIBEIRO, O. MEETINGS CIRCUS IN THE CITY OF SÃO PAULO: A LEISURE OPTION? Congresso PIBIC CNPq UNICAMP, 2016.
  • MONTANINI, J. A. F.; BORTOLETO, MAC, RIBEIRO, O. OS ENCONTROS CIRCENSES NA CIDADE DE SÃO PAULO: UMA OPÇÃO DE LAZER?  VII Congresso de Iniciação Científica UNICAMP - USP - UNESP, Campinas, 2016. Pôster.
  • CARDANI, L.; ONTAÑÓN, T. B. BORTOLETO, MAC. Atividades circenses na escola: porque os professores não ensinam? VII Congresso de Iniciação Científica UNICAMP - USP - UNESP, Campinas, 2016. Pôster (Premiado com a 2a. Colocação na área de Humanidades).
  • CHIODA, R. A.; Bortoleto, M.A.C. CONTRIBUIÇÕES DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ NO PLANEJAMENTO E ENSINO DAS ATIVIDADES CIRCENSES NA ESCOLA. I Congresso Internacional de Praxiologia Motriz, UFAM - Manaus, maio de 2014
  • CHIODA, R. A.; BORTOLETO, M.A.C.  O ENSINO DAS ATIVIDADES CIRCENSES NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ NO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO. Seminário de Metodologia de Ensino da Educação Física - SEMEF - FE-USP, 2014. 
  • Teresa ONTAÑÓN, Marco Antonio C. BORTOLETO. EDUCAÇÃO, CORPO E ARTE: ATIVIDADES CIRCENSES NO COLEGIO OSWALD DE ANDRADE - SP. IV Congresso Internacional de Ciências do Desporto - UNICAMP, abril 2014. Foto
  • Fernando FERNANDEZ, Francisco GORDILLO, Marco A C BORTOLETO. “KIMARTOP”: TECNOLOGIA PARA LA PRACTICA DE LA GIMNASIA ACROBATICA. IV Congresso Internacional de Ciências do Desporto - UNICAMP, abril 2014
  • Francisco GORDILLO, Marco A C BORTOLETO, Fernando FERNÁNDEZ, Kiko LEÓN. EL ENTRENAMIENTO DEL PORTOR DE LA GIMNASIA ACROBÁTICA: KIMARTOP COMO MEDIO FACILITADOR. IV Congresso Internacional de Ciências do Desporto - UNICAMP, abril 2014.
  • Ontañón, T., Bortoleto, M. CHALLENGES FOR A RESEARCH METHODOLOGY OF CIRCUS ACTIVITIES PEDAGOGY IN PHYSICAL EDUCATION. 18 th annual Congress of the EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE. 26 th - 29 th June 2013, Barcelona – Spain .
  • Duprat, R., Ontanon, T., Bortoleto, M., Mateu, M., Martinez, A. THE CIRCUS IN PHYSICAL EDUCATION: A PORTRAIT OF PRODUCTION AVAILABLE IN THE MAGAZINE PHYSIQUE ET ÉDUCATION SPORT / FRANCE. 18 th annual Congress of the EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE. 26th - 29th June 2013, Barcelona – Spain
  • Duprat, R., Bortoleto, M. CONTRIBUTIONS OF THE PHYSICAL EDUCATION TO THE CIRCUS ARTS 18 th annual Congress of the EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE. 26 th - 29 th June 2013, Barcelona – Spain
  • Tucunduva, B., Bortoleto, M., Ontañón, T. SHOULD CIRCUS ACTIVITIES COMPOSE THE PHYSICAL EDUCATION UNDERGRADUATE COURSE? 18 th annual Congress of the EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE. 26 th - 29 th June 2013, Barcelona – Spain
  • Ontañón Barragán, Teresa; Coelho Bortoleto, Marco Antonio. Actividades circenses y Educación Física: cuerpo, arte y escuela. XIV Seminario Internacional y II Latinoamericano de Praxiología Motriz: Educación Física y contextos críticos. 12 al 15 de octubre de 2011.
  • Marco Bortoleto. Curso 16º CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Jundiaí – SP). Jogos circenses como ferramenta pedagógica. 2011.
  • Marco Bortoleto e Adriano Celante. III Seminário Inovações em Atividades Curriculares Experiências no Ensino Superior. O ensino das atividades circenses no curso de Educação Física: experiências na universidade pública e privada. 2011. Páginas 178-190.
  • Teresa Ontañón e Marco Bortoleto. VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana. (UNESP – Rio Claro). Atividades circenses na escola: estado da arte. 2011.
  • Teresa Ontañón e Marco Bortoleto. XVI Seminário Internacional y II Latinoamericano de Praxiología Motriz. (La Plata – Argentina). Educación corporal y estética: las situaciones motrices de expresión.  2011.
  • Daniela Soares. Tecido circense em academias na cidade de Campinas. Congresso de Iniciação Cientifica – UNICAMP, 2010
  • Daniel de Carvalho Lopes. Don Ramon: vida e obra. Congresso de Historia Oral. Centro de Memória – UNICAMP, 2010. Pôster
  • Pedro H,. Godoy Gandia Pinheiro. Jogos malabaristicos. Congresso de Iniciação Cientifica – UNICAMP, 2008 - Prêmio de Mérito Científico - Área de Ciências Humanas. Apresentado também no 61a. Congresso da SBPC em 2009 em Manaus Pôster
  • Danilo Ap. Morales. Pedagogia da Roda alemã. Congresso de Iniciação Cientifica – PIBIC - UNICAMP, 2009
  • DUPRAT, Rodrigo Mallet, BORTOLETO, Marco Antonio Coelho e GALLARDO, Jorge Pérez Sergio. Educação Física Escolar: abrindo as portas para as atividades circenses.” Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. V. 20, setembro de 2006, ISSN 1807-5509, Edição Especial anais do XI Congresso dos Países de Língua Portuguesa (Ciência do desporto e Educação Física – Renovação e Consolidação). São Paulo, USP, 2006. p.431.

Fonte: 1) Congresso FEF-UNICAM, 2015  /  2) Congresso SBPC - UFMG, jul. 2017

 

Relatórios de Pesquisa

Teses e Dissertações

.: Doutorado

  • Teresa Ontañón Barragan. Atividades circenses na educação física escolar. Doutorado em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas, 2016.
  • Bruno Barth Tucunduva. O ensino das atividades circenses na formação inicial em Educação Física. Doutorado em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas, 2015.
  • Rita de Cassai Fernandes Miranda. Do tecido à lona : as práticas circenses no "tear" da formação inicial em educação física. Doutorado em Educação  - Universidade Estadual de Campinas, 2014.
  • Rodrigo Mallet Duprat. Formação superior em Artes do Circo: uma proposta.  Doutorado em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas, 2014. 

.: Mestrado

  • Rômulo Santana Osthues. O nariz vermelho feito (de) mídia. Mestrado Instituto de Estudos da LInguagem IEL/LABJOR - UNICAMP, 2017.
  • Teresa Ontañón Barragán. Atividades circenses na educação física escolar: equilíbrios e desequilíbrios pedagógicos. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, 2012.
  • Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues. Pedagogia da Roda Ginástica (Alemã): análise de uma proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas,2011.  
  • Diego L. Ferreira. Segurança para as práticas circenses.  Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, 2012.


TCCs de Especialização
 

  • Elizangela Francisco Ferraz, Flora Sumie Takamori e outros. Abrindo as portas para as atividades circenses na Educação Física escolar: um relato de experiência. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar) - Universidade Estadual de Campinas, 2007.
  • Alex Rodrigues Machado. Um sistema para processos de criação e performance circense. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em atividades Acrobáticas no Circo e na Ginástica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto.


TCCs de Graduação
 

  • Marcio Parma. O palhaço nas aulas de Educação Física. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
  • Danielle Lopes Tanan. Metodologia de Ensino da Ginástica Acrobática/Acrobacia Circense em Grupo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
  • Daniel de Carvalho Lopes. Don Ramon: vida e obra circense. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
  • Pedro H. G. Gandia Pinheiro. Entre um lançamento e outro: análise da literatura sobre pedagogia do malabares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
  • Diogo Mendes Firme. Proposta pedagógica de ensino-aprendizagem do diabolô para iniciantes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
  • André Souza Leite Vieira. KIMARTOP: tecnologia ao serviço da formação acrobática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
  • Tabata Larissa Almeida. AIRTRACK: jogos e brincadeiras para o desenvolvimento acrobático. 2012. 
  • Marina Real Silva. O tecido circense como pratica corporal na escola: experiências e perspectivas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.  
  • Camila Sanchez Milani. As atividades circenses na educação física escolar: representações no distrito de Barão Geraldo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
  • Caroline D´Avila de Almeida Leitão. O ensino do tecido circense para crianças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.
  • Leonona Cardani. Ensino das atividades circenses na escola: a realidade de Campinas-SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Marco, Teresa, Marina Real e Rodrigo, 2014.

  • Jessica Adriana Montanini Fernandes.  Encontros circenses em são paulo: espaço público, arte e lazer em debate.  Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, 2017.

  

Verbetes

Vídeos