Jogos e brincadeiras em instituições de Ensino Infantil em busca de autonomia e criatividade

  

 

Atualmente as crianças estão sendo inseridas precocemente em instituições de ensino formal na Educação Infantil, perdendo possibilidades de brincar, já que nestas instituições pouco tempo é dedicado a jogos e brincadeiras e pouco se discute a importância destas atividades para o desenvolvimento infantil integral.  Assim, este projeto propõe discutir possibilidades de oferecimento de jogos e brincadeiras nestas instituições, buscando conhecer o que pensam profissionais que nelas atuam e oferecendo um programa teórico-prático  sobre este tema, para subsidiar as discussões e a oferta de momentos lúdicos às crianças. Para isso serão convidados funcionários de Instituições de Educação Infantil da cidade de Campinas e Piracicaba, que não possuam profissionais da Educação Física atuando nelas. Estes funcionários participarão de entrevistas e de um programa teórico-prático sobre jogos e brincadeiras. As entrevistas serão idealizadas com questões ordenadas pela sua complexidade e referem-se ao nível de escolaridade, atuação profissional e opinião sobre brincar na escola e o desenvolvimento infantil. Serão realizados dez encontros semanais nos quais serão feitas exposições teóricas e atividades práticas com jogos e brincadeiras. Este projeto visa criar possibilidades para que as crianças possam ter respeitado o seu direito de brincar, no âmbito das instituições de Educação Infantil. Espera-se atingir os resultados de fomentar o debate sobre a necessidade da criança, brincar no contexto da instituição infantil e com isto ter o seu desenvolvimento estimulado.  Produzindo-se também diálogos com a comunidade e preparando textos que reflitam os resultados encontrados. Além de enfatizar a necessidade do projeto pedagógico integrado entre os diversos profissionais que atuam neste nível de ensino.