“CRI CRI – ESPAÇO PARA A CRIANÇA CRIAR” : Estudo pedagógico interdisciplinar na Educação Infantil.

Nas primeiras etapas da vida, o desenvolvimento sensório motor se destaca, pois permite, gradativamente, que a criança progrida em termos de sua coordenação motora global, por meio do sincronismo muscular que esta exige. Desta maneira, atribuem-se às ações motoras a característica de representações mentais, ou seja, a criança paulatinamente evolui da ação para a reflexão e pode ser considerado que o exercício, realizado de forma natural pela criança a partir do momento em que ela explora o seu meio, contribui de maneira significativa para o conhecimento do próprio corpo (esquema corporal) e posteriormente com a sua consciência corporal. (WALLON, 1977). Na Educação Infantil, além da formação social e pessoal, a criança interage com diferentes culturas e valores, se apropriando de diversas formas de expressão e comunicação, como o movimento do seu próprio corpo (GARANHANI, 2009). Assim, este projeto tem como principal finalidade implantar um espaço diferenciado e lúdico para ser explorado com as crianças no Centro de Convivência Infantil - CECI/DEdIC/DGRH - UNICAMP,  o qual deverá contar com materiais e equipamentos adequados para prática de atividades motoras de forma segura e lúdica propiciando a estimulação e o desenvolvimento integral da criança; oferecendo também oportunidade para maior exploração do corpo e ampliação do repertório motor e contribuindo com a formação continuada das professoras. Os objetivos deste projeto incluem vários aspectos das relações vivenciadas no espaço da Educação Infantil, como a formação profissional, conhecimento teórico e prático, estratégias pedagógicas adotadas e as relações interpessoais entre os diversos atores que atuam no âmbito deste segmento da Educação Básica. Será adotado o método da pesquisa-ação como a estratégia mais adequada e que permite a interação plena entre pesquisadores e pesquisados e que ambos sejam protagonistas das ações a serem realizadas. Ressaltando ainda o caráter qualitativo desta pesquisa. De acordo com Severino (2011), a pesquisa-ação consiste num modelo definitivo para a Educação, pois permite avaliações permanentes que podem gerar mudanças que resultam em melhoria da qualidade do trabalho docente e dos procedimentos pedagógicos. Embora exista variada gama de propostas pedagógicas o que se observa é que não são priorizadas ações interdisciplinares. A partir de experiências passadas com atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, temos a oportunidade neste projeto, de reunir conhecimentos e práticas desenvolvidas com os alunos de graduação e de pós-graduação da FEF/UNICAMP, para implantar um programa interdisciplinar planejado para crianças na primeira infância que frequentam a Educação Infantil. Contribuindo com a formação dos profissionais do ambiente escolar em relação ao desenvolvimento integral da criança. Portanto, esta proposta contribuirá para o desenvolvimento físico, motor, cognitivo e emocional destas crianças, proporcionando amplo conhecimento teórico-prático para a formação acadêmica de alunos de licenciatura de vários cursos da UNICAMP.