Não faça promessas que não possa cumprir!

Quando uma pessoa traz hábitos errados da infância, mudá-los é muito mais complicado. Psicólogos e médicos dizem que é uma armadilha a pessoa estabelecer metas grandiosas para perder peso. Traçam uma meta para perder oito quilos em um mês, por exemplo, sem acompanhamento médico, e cortam coisas importantes da alimentação.
O peso que se adquire em 30 anos não os e perde em três semanas. Isso é um sacrifício imenso para o corpo, não tem como! O importante é estabelecer metas curtas e fazer o que é possível.
Os nutricionistas do CRNUTRI indicam 14 metas que se deve alcançar pouco a pouco sem sofrimento. Segundo eles, é preciso tentar, pelo menos, duas dessas metas por semana para que se chegue ao seu objetivo. Vamos conhecê-las: 
1 - Fazer de cinco a seis refeições por dia. Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e, para quem dorme tarde, o lanche da noite. É importante não ficar mais de três horas sem comer. Sendo assim a pessoa dirá: "Seis refeições por dia? Mas desse jeito eu vou engordar ao invés de emagrecer!" Errado. Essas seis refeições são muito nutritivas, saudáveis e se ingeridas nas quantidades certas, darão tudo o que o organismo precisa e ajudarão na perda de peso. As próximas metas vão explicar essa questão.
2 - Usar frutas como sobremesas. Como elas têm açúcar, o consumo aconselhável é de três a quatro porções por dia.
3 - Incluir legumes e verduras no almoço e no jantar.
4 - O tamanho de uma porção de carne ou frango, em uma refeição, não deve ser maior do que a palma da sua mão. Se for peixe pode ser um pouco maior.
5 - Trocar a gordura animal por vegetal. Quanto ao azeite extravirgem, você pode consumir duas colheres de sopa nas saladas por dia. Já o óleo de cozinha é preciso restringir.
6 - Moderar nos açúcares e doces. Comer no máximo um doce por dia. E cuidado com os cafezinhos! Três xicrinhas com açúcar valem por um doce.
7 - Diminuir o sal e os alimentos ricos em sódio.
8 - Consumir três porções de leite ou derivados por dia. Nosso corpo necessita.
9 - Consumir, pelo menos, uma porção de cereal integral por dia.
10 - Comer uma concha de feijão por dia ou de outra leguminosa como lentilha, ervilha e grão de bico.
11 - Reduzir o álcool. Só uma dose para as mulheres e duas para os homens e não mais do que duas vezes por semana.
12 - Beber no mínimo dois litros de água por dia.
13 - Praticar pelo menos trinta minutos de atividade física diariamente.
14 - Apreciar sua refeição. Comer devagar.
Esse é um trechinho do livro Enfim Magra, e Agora? da autora Bruna Gasgon. Para saber mais sobre o livro e sobre a reportagem, basta ir à página “Livraria da folha” do site do jornal Folha de SP.
 
Fonte:: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/