Pesquisa de investigação científica é premiada pela Sociedade Latinoamericana de Investigação Pediátrica - Perú

Durante a V Premiación Nacional de Investigación en Nutrición Infantil, realizda em 31 de março de 2015, a pesquisa "Tendencia Secular de Crecimiento Físico y Adiposidad abdominal de escolares que viven a moderada altitud de Peru", dos autores Rossama Gómez Campos, Marco Antonio Cossio Bolaños e Miguel de Arruda, foi premiada pela Sociedade Latinoamericana de Investigação Pediátrica do Peru pela investigação científica e resultados obtidos.

A pesquisa baseou-se em dados coletados em 2001 e 2013, entre os escolares da cidade de Arequipa - Peru. O estudo comparou valores de peso, altura e circunferência abdominal dos escolares. Verificou-se que houve aumento significativo nos indicadores de crescimento físico - peso e altura e um valor de forma bastante acentuado para a circunferência abdominal. Estas diferenças, que se referem a um período de dez anos, mostra uma tendência destes incrementos, sendo muito preocupante para a questão de obesidade infantil.