Descarte de Resíduos Biológicos

O LABFEF é o ponto de descarte de todo material biológico da FEF (materiais perfurocortantes e contaminantes), para posterior coleta realizada por empresa especializada.A coleta é realizada semanalmente as quintas-feiras no período da manhã.  
Os pesquisadores são responsáveis por trazer o material, devidamente acondicionado, ao LABFEF. A empresa não recolhe materiais descartados incorretamente. 
Para mais orientações sobre descarte de resíduos biológicos entre em contato com o LABFEF.

Materiais perfurocortantes

São considerados perfurocortantes, todo material que contenha presença de agentes biológicos que apresentem risco de infecção como: seringas, agulhas, escalpes, ampolas, lâminas, bisturis, vidros de um modo em geral, qualquer material pontiagudo ou que contenham fios de corte capazes de causar perfurações ou cortes. 
Devem ser descartados em coletores tipo descartex, descarpack (imagem abaixo).

Material Infectante

São resíduos com a possível presença de agentes biológicos como: sangue e hemoderivados; excreções, secreções e líquidos orgânicos; meios de cultura; tecidos, órgãos, fetos e peças anatômicas; filtros de gases aspirados de áreas contaminadas; resíduos de laboratório de análises clínicas. 
Devem ser descartados em sacos plásticos identificados (branco leitoso) e os mesmos não podem contar com mais de 2/3 sua capacidade preenchida. A medida é necessária para evitar que os mesmos rasguem ou até transbordem.

Resíduos comuns

Qualquer resíduo que não tenha sido contaminado ou possa provocar acidentes, como gesso, luvas, gazes, materiais passíveis de reciclagem e papéis.
Podem ser descartados em lixo comum (lixeiras pretas ou cinzas), e no caso de materiais recicláveis podem ser descartados nas lixeiras azuis do LABFEF.