Aluno da FEF conquista o primeiro lugar no JUBs Acadêmico 2017

Kaio Borges Guerrero foi o atual campeão do JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) Acadêmico 2017 com o trabalho intitulado "RELAÇÃO ENTRE O TEMPO DE PRÁTICA E ANSIEDADE NO BASQUETE UNIVERSITÁRIO", conseguindo uma nota recorde na competição (9,45 pontos de um total de 10). A competição ocorreu entre os dias 18 e 22 de outubro na cidade de Goiânia e contou com 21 trabalhos nacionais nos mais diversos meandros do esporte. Este título proporciona uma visibilidade nacional através da qualidade dos trabalhos produzidos na FEF/UNICAMP e desperta o interesse de dirigentes e envolvidos com o esporte universitário. O trabalho conta com orientação do GEPEN (Grupo de Pesquisa em Psicologia Esportiva e Neurociências) orientado pela professora Paula Teixiera Fernandes e mostrou a psicologia aplicada ao esporte universitário, mais especificamente a ansiedade inserida no basquete, proporcionando um panorama amplo para todos aqueles que trabalham e pretendem trabalhar neste braço do esporte. Segundo Kaio, "sou grato a todos aqueles que me ajudaram de alguma forma pois, o conhecimento produzido pela pesquisa foi construído pela troca de experiências e pelo olhar investigativo adquirido na FEF, obrigado a todos pela força e vamos juntos construir uma base acadêmica sólida nesse braço único do esporte".

O esporte universitário é gerido pela CBDU (Confederação Brasileira de Desportos Universitários), dirigente das federações estaduais. No caso do estado de São Paulo a Federação que promove o esporte universitário é chamada de FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes). Seguindo a lógica padrão das federações, os campeonatos ocorrem em diversas amplitudes, começando com um campeonato regional, estadual e por fim o campeonato nacional, o JUBS. O JUBs 2017 são uma realização da CBDU em parceria com o Ministério do Esporte, sendo realizado somente na Etapa Nacional, tendo como apoiadores as Cidades/Estados Sedes do presente ano. Os eventos municipais, regionais e/ou estaduais são considerados etapas dos JUBs 2017. Dentre todos os esportes conhecidos, a CBDU possui uma modalidade intitulada "acadêmico" em uma proposta de trazer a academia para perto da prática. O JUBs Acadêmico consiste em apresentação de trabalho de pesquisa relacionado com o esporte, podendo ser em qualquer uma das áreas abrangentes, respeitando o sistema de disputa, da fase regional até a fase nacional. Na UNICAMP o esporte universitário é gerido pela LAU (Liga das Atléticas da UNICAMP) que conta com o apoio das entidades esportivas das Faculdade e Institutos (Atléticas) e da Reitoria para promover e fortalecer o esporte na universidade.

O JUBs contou com a presença do técnico de Badminton pelo estado do Tocantins Jonatas Mendes Reges, ex-aluno da FEF formado em 2016.