Relatório associa esporte e atividades físicas com desenvolvimento humano e alerta sobre importância do acesso a todos os grupos sociais

Professoras Helena Altmann e Heloísa Reis da FEF contribuem com pesquisa sobre atividades físicas e esportivas no Brasil promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O relatório "Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas"  apresenta dados de uma extensa pesquisa realizada em todo o território nacional, fornecendo um rico material para formação, pesquisas futuras, políticas públicas no Brasil, entre outros. Ao afirmar que atividades físicas e esportivas têm o potencial de enriquecer a vida e ampliar a liberdade de escolha de cada uma e de cada um, o documento também defende que os governos adotem políticas públicas condizentes com a importância das atividades físicas e esportivas para o desenvolvimento humano, bem como que o setor privado e as organizações da sociedade civil promovam iniciativas no mesmo sentido..

Além dele, foram elaborados artigos sobre temáticas diversas relacionadas às atividades físicas e esportivas. A professora Helena Altmann publicou um artigo intitulado "Atividades físicas e esportivas e mulheres no Brasil". Os artigos "Atividades Físicas e Violências: o futebol como referência" e "Poder, transparência e democracia nas gestões esportivas" são assinados pela Profa. Heloisa Reis, sendo o último em coautoria com a Profa. Dra. Mariana Zuaneti Martins (UFES).  Várias outras temáticas foram abordadas, dentre elas o desenvolvimento humano e o esporte de alto rendimento, da Profa. Larissa Galatti (FCA/UNICAMP). 

Para fazer download do relatório completo em PDF contendo os artigos acesse AQUI

Para acessar os artigos e temáticas (background papers) acesse aqui: http://movimentoevida.org/background-papers/