Equipe de Esgrima em Cadeira de Rodas da Unicamp conquista 6 medalhas na Segunda Copa Brasil

Entre os dias 4 e 6 de Agosto foi realizada a Segunda Copa do Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas (edição 2017) nas dependências do CTPB (Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro). A equipe de Esgrima em Cadeira de Rodas da Unicamp/ADEACAMP, do projeto de extensão coordenado pelos Professores Dr. José Júlio Gavião de Almeida, Maria Luiza Tanure e Edison Duarte esteve presente com os seguintes atletas: Lenilson Oliveira, Eduardo Franco de Oliveira, José Santos, Maicon Martins, Daniel Tibiriçá e Rayssa Veras (aluna de graduação da Faculdade de Educação Física da Unicamp – FEF/UNICAMP).

Na Categoria A Masculina individual, Lenilson Oliveira e Eduardo Franco Oliveira dividiram o terceiro lugar, ficando com o bronze ambos no florete. Também na espada, categoria A individual, Lenilson Oliveira ficou também com o bronze numa disputa acirrada na semifinal contra o atleta da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), Moacir Ribeiro, sendo o combate decidido no último ponto da contagem. Daniel Tibiriçá, apesar de não ter ficado com posições no pódio, apresentou grande evolução técnica e tática. Na Categoria C masculina, José Santos ficou com o segundo lugar individual na espada, levando a prata.

Maicon Martins, atleta da categoria B, foi integrante da equipe que representou o Estado de São Paulo, equipe mista com os atletas Maicon Martins e Lenilson Oliveira da Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP/Unicamp) e Marcelo Mota e Alex Souza do Esporte Clube Pinheiros. Após uma acirrada disputa na prova de floretes por equipes, batendo a equipe do Paraná, a final foi realizada contra a equipe do Rio Grande do Sul, acabando os paulistas em segundo lugar, obtendo a medalha de prata.

O destaque feminino da ADEACAMP/Unicamp, ficou por conta da atleta Rayssa Veras, levando a medalha de bronze individual na categoria A da espada e o bronze no florete por equipes, com a equipe mista composta por Fabiana Soares do Rio de Janeiro, Carmen do Paraná e Freitas, também do Paraná. Todos os resultados são fruto do trabalho realizado voluntariamente por alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação da FEF e outros cursos da Unicamp.

Compõem a Comissão técnica Bruno Ferreira (aluno de graduação), Cristiano Zago (ex-aluno de graduação e mestrado), Maicon Pereira (mestrando e atleta de esgrima), Amanda Pereira (mestranda), Melise Salles (ex-aluna de graduação), Gabriel Alves (aluno de graduação) e Léo SicSic (atleta de esgrima e aluno de graduação em Engenharia Mecânica). O próximo desafio será o Campeonato Brasileiro da modalidade, que será realizado em novembro desse ano, também em São Paulo, nas dependências do CTPB.  Agradecimentos à Faculdade de Educação Física, ao LAB-FEF, local que cede o espaço para os treinos de Esgrima em Cadeira de Rodas acontecerem, aos professores doutores Marco Uchida e João Paulo Borin e a Escola de Educação Física do Exército (ESEFEX) a qual tem contribuído muito através do curso de Mestre D’armas.

Segue o depoimento do atleta Maicon Martins:

"Talvez eu nunca tenha me empenhando tanto na vida. Talvez eu nunca tenha gostado tanto de algo como eu gosto da Esgrima. Provavelmente eu não tive tantos obstáculos como eu tenho para praticar esse esporte, mas em contrapartida, o apoio que tenho é muito maior que as dificuldades. Esse apoio é muito maior que o cansaço e que qualquer outra dificuldade. Agradeço a quem acredita em mim e que torna possível meu sonho.  Obrigada à Academia Boa Forma que além de amizade, dedicam seu tempo ao meu preparo. Ao apoio médico e psicológico, nas pessoas do Dr. André e Karina, que me fazem meu corpo e alma mais saudáveis. Agradeço a Grimaldi que tem me dado a oportunidade fazer esse esporte com mais dignidade... Vocês nem imaginam o que fazem  a por mim. Agradeço a equipe ADEACAMP/UNICAMP que sempre será a melhor!  Agradeço por não desistirem da Esgrima Adaptada. Agradeço por me permitir sonhar e me fazer constantemente um ser humano melhor. Agradeço aos adversários que antes de tudo são amigos, que me dão constante aprendizado e muitos risos.
E o que tem pra hoje é Gratidão!
#Prata #Esgrima"