Atletas do projeto de Extensão da FEF conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas 2016

No período de 18 à 20 de novembro na cidade de São Paulo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou o Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas nas dependências do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

O evento recebeu equipes de 5 estados brasileiros. Sendo estas de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A ADEACAMP/UNICAMP de São Paulo contou com a participação de 6 atletas: Chislei Oliveira, Eduardo Oliveira, Lenilson Oliveira, Luciano Pereira, Maicon Martins e Rayssa Veras. A comissão técnica foi formada por Amanda Pereira, Maicon Pereira (ambos alunos de pós-graduação), Léo Anonin Sicsic (intercambista de origem Francesa) e Melise Salles (ex-aluna de graduação da Faculdade e Educação Física da Unicamp).

Os destaques da equipe foram os atletas Lenilson Oliveira e Rayssa Veras.

Lenilson conquistou 2 medalhas de prata (nas modalidades florete masculino categoria A e florete por equipes masculina) e uma medalha de bronze (na modalidade espada masculina categoria A).

Outro destaque foi a atleta Raissa, aluna do primeiro ano do Curso de Graduação da FEF-UNICAMP e que conquistou duas medalhas de Bronze, uma na Espada (categoria A feminino) e outra no Florete (equipe - feminino). Vale destacar, que mesmo ainda iniciando na modalidade, Raissa venceu, em um dos jogos, a campeã nacional ( Espada , cat. A).

Os outros destaques da equipe  ADEACAMP/UNICAMP foram Luciano com uma medalha de  prata (Florete - equipe) e Eduardo com prata (Flotere - equipe). De forma geral são 3 categorias: A - possui controle de tronco; B - possui pouco controle de tronco; C - sem controle de tronco e/ou auxílio na empunhadura da arma.

O projeto de esgrima em cadeira de rodas é coordenado pelos professores doutores Edison Duarte, José Júlio Gavião de Almeida e Maria Luiza Tanure Alves. E tem contado com o auxílio dos professores doutores João Paulo Borin e Marco Uchida na preparação dos atletas.

Vale destacar aqui o apoio incondicional que a equipe tem recebido do Laboratório da Faculdade de Educação Física (LabFEF), da coordenadoria de extensão da FEF (CODESP) e do Laboratório de Atividade Motora Adaptada (LAMA).

O CPB contou com o apoio (staff), durante a referida Competição, dos alunos da FEF/UNICAMP : Alan James, Alexandre Etechebere, Bruno Ferreira, Flávia Camargo, Gabriel Alves, Nina dos Santos e Thalita Cassetari.

A equipe ADEACAMP/UNICAMP saúda a todos e convida as pessoas com e sem deficiência a participar do projeto de extensão de esgrima.

Esgrima para pessoas com deficiência: de segunda a quinta dàs 14 horas às 15h40 no LabFEF- FEF/UNICAMP.

Para pessoas sem deficiência de segunda e quarta às 12 horas no LabFEF- FEF/UNICAMP.