Métodos de Avaliação da Composição Corporal de Paratletas

Seminário sobre Métodos de Avaliação da Composição Corporal de Paratletas acontecerá no dia 31 de maio às 10 hs com transmissão ao vivo pela Web, sala de aula 3 da FEF.
O Prof. Dr. Allan de Oliveira Santos possui graduação em Medicina pela UNICAMP (1994), residência em Medicina Nuclear pela UNICAMP (1998) e doutorado em Clínica Médica pela UNICAMP (2006). Atualmente é médico do Hospital Sírio-libanês, da UNICAMP e da MN&D - Medicina Nuclear Diagnóstico e Terapia. É ex-presidente da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina.
A composição corporal está relacionada diretamente com o rendimento, sendo que cada modalidade esportiva tem sua especificidade. Tradicionalmente, as técnicas de medida da composição corporal podem ser classificadas de acordo com o interesse de sua aplicação: pesquisas básicas e aplicadas de caráter experimental e epidemiológica, diagnóstico e controle de patologias ou intervenções dietéticas e de prática de exercício físico em programas de controle do peso corporal. O Seminário abordará aspectos relativos à avaliação da composição corporal, sobretudo no que diz respeito às técnicas utilizadas em pesquisa, aparelhos considerados padrão ouro na avaliação como a Densitometria Óssea (DEXA) e Plestimografia (Bod Pod®), juntamente com a antropometria.
O seminário faz parte da disciplina de Estudos Avançados em Esporte Adaptados ministrada pelo Prof. Dr. José Irineu Gorla.

O campo "Comentar" abaixo está aberto aos internautas para perguntas. A leitura/resposta será feita ao final do evento conforme a disponibilidade de tempo.