Seminário sobre Sistema Imunológico e Inflamatório nos Esportes Adaptados, 19/Abr das 10h às 11h

 

Profa. Dra. Cláudia Regina Cavaglieri da Faculdade de Educação Física - FEF da UNICAMP ministra seminário sobre o Sistema Imunológico e Inflamatório nos Esportes Adaptados em 19 de abril de 2016, das 10h às 11h na sala de aula 3 da FEF/UNICAMP. O evento é gratuito e será transmitido ao vivo pelo site da FEF.

O desempenho esportivo nas diversas modalidades deve-se a alguns fatores relacionados ao rendimento do atleta, onde os programas de treinamento tornam-se fundamentais. Na busca do alto rendimento, técnicos e preparadores físicos atentam que, para atingir um considerado nível de execução das tarefas, os atletas devem estar muito bem preparados fisicamente, tecnicamente e taticamente (BOMPA, HALF, 2009). Nesse sentido, quando apropriadamente prescrita, a carga do treinamento leva a adaptações fisiológicas e psicológicas que resultam em melhorar o rendimento (SMITH, 2003). Entretanto, estas cargas de treino e/ou as respostas a estas cargas podem, às vezes, exceder os limiares individuais de adaptação e consequentemente podem levar a um estado de overtraining, onde diversos sintomas (fadiga crônica, infecções respiratórias e alterações do humor) e perdas no desempenho estão associados (JÜRIMÄE et al., 2011; MEEUSEN et al., 2006). O monitoramento de diferentes variáveis durante uma temporada esportiva pode contribuir na modulação das cargas durante o processo de treinamento.

O desiquilíbrio entre carga e recuperação pode resultar em um acúmulo de estresse no período de treinamento, resultando em diminuição do desempenho em longo prazo, no qual a recuperação pode demorar algumas semanas ou meses (HALSON et al., 2002). Este estresse aumentado pelo treinamento pode induzir alterações comportamentais, fisiológicas, bioquímicas, imunológicas e psicológicas, estando diretamente relacionados ao desempenho (FRY et. al., 1992). Com relação ao sistema imunológico, este pode ocasionar uma descontinuidade ou continuidade com o desempenho diminuído aos programas de treinamento e/ou competição. Portanto, as informações do sistema imunológico podem ser úteis no intuito de revelar as condições do atleta durante e após o período de treinamento físico, pois representam uma condição crônica do estado de saúde e estresse pelo qual diferentes respostas imunológicas estão aparentemente relacionadas com alterações no desempenho físico (BRUNELLI, LOPES, CAVAGLIERI, 2012).