Palestra de Metodologias de Pesquisa sobre Cidade e Espaços Esportivos e de Lazer

A palestra "Metodologias de Pesquisa sobre Cidade e Espaços Esportivos e de Lazer" ocorrerá dia 17/03/2016 das 18 às 19 hs, nas Salas 4 e 5.

Objetivo: expor formas metodológicas utilizadas para pesquisar sobre a relação cidades e espaços esportivos e de lazer.

Palestrante: Prof. Dr. Gilmar Mascarenhas

Currículo: Professor associado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO-UERJ), onde atua desde 1992, em geografia urbana.
Professor convidado na Université Michel de Montaigne - Bordeaux III. Possui doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP, 2001), com estadia na Universidad de Barcelona, e pós-doutorado em urbanismo na Université Paris I Panthéon-Sorbonne (2012-2013). Publicou diversos livros e artigos, com destaque para "Entradas e Bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol", indicado para a Feira de Frankfurt, 2014.
Pesquisador associado ETTERN-IPPUR UFRJ, e membro da rede NEER (Núcleo de Estudos em Espaço e Representações). Desenvolve pesquisas que envolvem território, cidade, cultura, cotidiano, espaços públicos e planejamento urbano, inserindo neste campo de reflexões os esportes.
Atualmente concentra-se no projeto (bolsista Prociência - FAPERJ) sobre os megaeventos esportivos: política urbana, legado. Enquanto bolsista de Produtividade CNPq, coordena o projeto Território, cultura e cidadania no contexto da Copa do Mundo 2014. Líder do Grupo de Pesquisa Megaeventos Esportivos e Cidades.

Promoção e Apoio