V Campeonato Caipira de Escalada Esportiva do GEEU

A previsão do tempo não era favorável, assim mesmo o número de inscrições foi compatível com o histórico do evento e houve comparecimento de atletas tanto do GEEU como de fora [da cidade e do estado, e.g., São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Minas Gerais; tivemos, inclusive, participação de atletas estrangeiros, e.g., Austrália, Estados Unidos, Espanha]. 

São Pedro premiou os esforços e a fé da organização e dos participantes, contrariando os meteorologistas. O dia foi nublado, fresco e perfeito para a escalada. A chuva veio mas somente para coroar o pódio.

Com um total de 102 atletas inscritos (35 feminino / 67 masculino), participando de 7 categorias (iniciante feminino/masculino; intermediário feminino/masculino; master feminino/masculino; e infantil), um dos pontos fortes do evento foi o Desafio em Equipe (obrigatoriamente mista). 

Destacamos a participação feminina. É fato de haver caracterizações de gênero nas práticas esportivas e, historicamente, a escalada é tido como esporte masculino. Vemos, todavia, no dia-a-dia do GEEU, uma procura crescente pela escalada pelo público feminino. No Campeonato Caipira não foi diferente. O número de inscritos nas categorias (abaixo descrito) destaca essa evolução. O número de iniciantes feminino ficou equilibrado com o de iniciantes masculino. É visível, ainda, o crescimento no número de escaladoras das categorias feminino master para o intermediário e do intermediário para o iniciante. A implementação de um desafio misto foi uma das formas pensadas pela Organização e equipe de route setters para a integração de gêneros! 

Iniciante Masculino: 20 inscritos
Iniciante Feminino: 17 inscritos
Intermediário Masculino: 29 inscritos
Intermediário Feminino: 10 inscritos
Master Masculino: 17 inscritos
Master Feminino: 5 inscritos
INFANTIL: 4 inscritos (3 meninas / 1 menino)

O GEEU acredita que a escalada é um esporte para todos e gostaria de agradecer a os que nos apoiaram nessa iniciativa. 

Em especial, agradecemos aos nossos patrocinadores e apoiadores oficiais, que acreditaram no sucesso do evento desde o início do planejamento: Quero Escalar; CT Ferragut; Hipnose; Sapo Agarras; 4Climb; 5.10 Brasil; EscaladaINT; SOS Sapatilhas; ABEE, FEF/Unicamp e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo da Prefeitura de Campinas. 

Nosso muito obrigado também à Pró-reitoria de extensão da Unicamp, pelo apoio constante ao GEEU; à Rocmaster e ao Dimitri Wou Pereira, que trouxeram brindes para os sorteios durante o evento; e ao Star Tresh - Auto Lanches Guarujá, por garantir a comemoração e a confraternização ao final do evento.

Comissão de Organização do V Campeonato Caipira de Escalada Esportiva do GEEU