Equipe de Esgrima da UNICAMP, campeã no Campeonato Brasileiro

De 11 a 13 de Setembro, aconteceu o Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas, em São Paulo (Capital). Realizado nas dependências do Novotel Center Norte. Participaram dessa competição os atletas da ADEACAMP: Edgard Rassan e Luciano Pereira (Categoria B), Eduardo Franco de Oliveira e Lenilson Oliveira (Categoria A), além dos alunos (Graduação e Pós) da FEF que atuam como técnicos da Equipe, Marcos Cardoso (Pinheiros), Cristiano Zago, Maicon Pereira, Melise Salles e Thalita Cassetari. Nas provas individuais, Lenilson Oliveira ficou com o bronze em espada e Edgard Rassan com o bronze no florete, os atletas Eduardo Oliveira e Luciano Pereira também alcançaram ótimos resultados.

Após as provas individuais, a maior emoção ainda estaria por vir. No domingo, último dia de competições, aconteceram as provas por equipe. Para representar o estado de São Paulo, no florete masculino por equipes, foram escalados os atletas da ADEACAMP/FEF/UNICAMP Edgard Rassan, Lenilson Oliveira e Eduardo Franco Oliveira. Ainda compôs a equipe paulista o atleta Alex Sandro Souza, do Esporte Clube Pinheiros.

Os atletas enfrentaram primeiramente a equipe de Minas Gerais, vencendo o desafio por 45 a 20. Saindo os gaúchos vencedores do confronto entre Rio Grande do Sul e Paraná, a final por equipes teve um confronto protagonizado entre paulistas e gaúchos.

Com uma prova muito disputada, ponto a ponto, a vitória paulista começou a ser desenhada no conflito entre Edgard Rassan (ADEACAMP/SP) e Jovane Guissone (ASASEPODE/RS) campeão Paralímpico em Londres-2012. Com o fim da disputa, terminada em 35 a 34 para os gaúchos, seria a vez de Lenilson Oliveira (ADEACAMP/SP) enfrentar Fábio Damasceno (ASASEPODE/RS), num eletrizante  jogo que terminaria 40 a 39 para a equipe gaúcha.

O último combate se deu entre o atleta Alex Souza (ECP/SP) e o medalhista paralímpico Jovane Guissone. Num apertado placar, chegando empatado em 44 a 44, no último comando de arbitragem, após algumas frases d’armas, veio o ponto fulminante de Alex Souza, que finalizaria o placar em 45 a 44, dando a vitória para a equipe do estado de São Paulo e, esta por sua vez, composta em sua maioria por atletas na ADEACAMP/FEF/UNICAMP.

Essencial para essa vitória foi o trabalho realizado pela comissão técnica da ADEACAMP/FEF/UNICAMP, composta por Cristiano Zago, Maicon Pereira, Melise Salles, Amanda Pereira e Thalita Cassetari, além do excelente trabalho realizado por Marcos Cardoso (Técnico do Esporte Clube Pinheiros), sempre trabalhando em conjunto com a comissão técnica da ADEACAMP em todas as competições por equipes e numa parceria efetiva. O Laboratório de Atividade Motora Adaptada (LAMA) e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Exercício Físico e Adaptações Neuromusculares (GEPEFAN) da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, junto aos professores doutores Edison Duarte, José Júlio Gavião de Almeida e Marco Uchida foram de extrema importância para esta conquista.

A ADEACAMP parabeniza todos os atletas, a comissão técnica, e os professores pelas conquistas.