Ciclo de Oficinas: Pedagogia nas Artes Circenses - modalidades aéreas

Objetivo

Debater o processo de ensino-aprendizagem das técnicas circenses próprias das modalidades aéreas (tecido, corda lista, trapézio fixo, entre outros).

Público-Alvo

Artistas circenses e profissionais que atuam no ensino das modalidades aéreas.

Período e Local

02 de setembro a 26 de outubro/2015 - LABFEF/FEF/UNICAMP Campinas

• Carlos Sugawara
    Artista, professor e pesquisador circense. Autor e organizador de 3 livros relacionados ao ensino/aprendizagem de técnicas circenses, graduou-se recentemente no curso de "Formateur en Arts du Cirque" na Ecole Nationale de Cirque de Montreal, cidade onde continua desenvolvendo suas pesquisas e trabalhando como treinador particular.
  • Ana Paula Perche
    Artista formada pela Unicamp e recentemente formada no curso "Formateur en Arts du Cirque" na Ecole Nationale de Cirque de Montreal, escola essa onde trabalhou em diversos cursos (Programa Preparatorio de Formação Superior, Camp d'Ete e professora substituta do DEC/DEE). Atualmente é professora de Artes Circenses da escola de Ensino Médio "Hoopla!".
  • Erica Stoppel
    Artista e co-fundadora do Circo Zanni desde 2004, professora de Trapézio. Publicou em 2010 o livro “Trapézio Fixo - material didático”. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto Artes da UNICAMP.

Cronograma

• 02/Set (quarta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h):  Carlos Sugawara e Ana Paula Perche: Pedagogia das artes circenses: as modalidades aéreas.
  • 14/Set (segunda-feira das 9h às 12h): Erica Stoppel: Segurança e prevenção
  • 21/Set (segunda-feira das 9h às 12h): Erica Stoppel: O aparelho aéreo e suas características – Princípios e Elementos Fundamentais -
  • 28/Set (segunda-feira das 9h às 12h): Erica Stoppel: Equilíbrios e  Apoios - Propriocepção, Noções de equilíbrio - Adaptação ao aparelho aéreo
  • 05/Out (segunda-feira das 9h às 12h): Erica Stoppel: Tipos de movimentos: sustentação, fechamentos, extensões, balanços, giros
  • 12/Out (segunda-feira das 9h às 12h): Erica Stoppel: Posições fundamentais e variações
  • 19/Out (segunda-feira das 9h às 12h): Erica Stoppel:  Sequências de movimentos  estáticos
  • 26/Out (segunda-feira das 9h às 12h): Erica Stoppel: Sequências de movimentos dinâmicos

Inscrição

A pré-inscrição, que permitirá a seleção dos 20 participantes deve ser realizada  por e-mail (circus [at] fef.unicamp.br) entre os dias 20 e 25 de agosto. A lista dos selecionados será divulgada no dia 26 de agosto no site da FEF. Os selecionados receberão um boleto que deverá ser pago até o dia do inicio do curso e o comprovante deve ser entregue no primeiro encontro.

R$ 200,00 (duzentos reais)

Marco A C Bortoleto / CIRCUS – FEF – UNICAMP