Alunos da FEF participam da II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas em Curitiba/PR

No período de 11 a 14 de junho foi realizado em Curitiba/PR a II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas. O evento contou com a participação do atleta campeão paralímpico de 2012 em Londres, Jovane Guissone, dentre outros atletas de seleção brasileira. Neste evento participaram atletas das equipes de Curitiba, São Paulo, Minas e do Rio Grande do Sul.

Os atletas que representaram a Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) foram Edgard Rassan Filho, Lenílson Tavares de Oliveira e Luciano Oliveira Pereira. O destaque da ADEACAMP/UNICAMP, além da ótima participação dos demais atletas que treinam na FEF/UNICAMP, foi o atleta Lenílson Oliveira, que venceu o atual campeão paralímpico Jovane Guissone na fase de classificação pelo placar de 5 x 2, conquistou a medalha de bronze em florete categoria A e foi bronze em espada defendendo o estado de São Paulo por equipes. Edgard Rassan Filho conquistou bronze em florete na categoria B e bronze em espada por equipe. O atleta Luciano Oliveira Pereira conquistou uma medalha de bronze por equipe em espada.

Além dos atletas, participaram do evento as ex-alunas Melise Salles (técnica da equipe ADEACAMP/UNICAMP) e Amanda Pereira (secretária do diretório técnico da organização do evento e técnica do ADEACAMP/UNICAMP), bem como os alunos de pós graduação Maicon Servílio Pereira (preparador físico da seleção brasileira de Esgrima em Cadeira de Rodas e da equipe ADEACAMP/UNICAMP) mestrando orientado pelo professor Dr. José Júlio Gavião de Almeida e Cristiano Zago Damas Garlipp (atual técnico da equipe paralímpica de esgrima ADEACAMP) mestrando e orientando do Professor Dr. Edison Duarte. Este último, por sua vez, concilia suas atividades como Docente e Pesquisador da UNICAMP, com a atividade auxiliar junto ao Comitê Paralímpico de Esgrima Internacional, na condição de classificador esportivo da modalidade.

A primeira Tese de Doutorado sobre a modalidade esgrima paralímpica foi escrita pelo professor Dr. Valber Nazareth, ex-orientando do professor Dr. Edison Duarte. O professor Dr. Valber atualmente faz parte da comissão de esportes da International Wheelchair & Amputee Sports Federation (IWASF) e foi o técnico da primeira participação do Brasil em Paralimpíadas (Athenas-1984), na modalidade, assim como tem sido o responsável direto da realização de Seminários e Competições internacionais, no Brasil.

A Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas através do eixo ensino-pesquisa-extensão fortalece e engrandece o paradesporto nacional.

Cristiano Zago Damas Garlipp
Maicon Servílio Pereira