Livro "Uma aventura no mundo da Luta"

O coletivo “Fortadores”, neologismo cunhado por uma criança do Projeto de Extensão Universitária “Escolinha de Lutas“ que designa “Forte Lutador”, é composto por graduados da Faculdade de Educação Física da Unicamp: Acauã Oliveira, Débora Fabiani, Noelle Souza, Paulo Mattosinho e Ricardo Zambelli, também autores do livro.

Buscamos discutir e fomentar a aplicabilidade de propostas pedagógicas para o processo de ensino, vivência e aprendizado da Luta, em suas diversas manifestações. Neste processo lançamos mão da produção literária, materializando o projeto para além da produção e divulgação científica, no livro “Uma aventura no mundo da Luta”.
Esta criação, rica em conceitos, contextos e possibilidades, se fez possível pela nossa experiência acadêmica e prática como discentes, docentes em diferentes contextos (projetos de extensão, escolas públicas e privadas, projetos sociais, academias, lazer) e pesquisadores do campo de conhecimento denominado Luta, além, afortunadamente, da prática corporal, cognitiva e reflexiva de diversas modalidades de Luta (Aikido, Capoeira, Jiu-jitsu, Judô, Karatê, Taekwon-Do etc.).

“Uma aventura no mundo da Luta” é um livro infantil ilustrado que conta a jornada de uma irmã e um irmão pelo universo cultural, simbólico e fantasioso da Luta. O enredo se desenvolve em uma aventura atemporal no Brasil, onde os protagonistas vivenciam modalidades de Luta provenientes de diferentes culturas e regiões: Esgrima (Europa/Ocidente), Huka-huka (indígena/brasileira), Capoeira (brasileira de raízes africanas) e Karatê (Japão/Oriente). Tais modalidades são ressignificadas e experimentadas pelos protagonistas na forma de jogos e brincadeiras, de tal modo que a aprendizagem dos valores, filosofias, hábitos, músicas, vestimentas, gestualidades, oralidades, dentre outros, seja feita de maneira acessível, significativa e lúdica.

Nesse sentido, esse livro possibilita ao público infantil acessar conhecimentos historicamente constituídos pelos grupo sociais, materializando uma prática investigativa e pedagógica ressignificada da Luta. Com isso, transcendemos o enfrentamento sem sentido (briga) e mostramos todo um contexto histórico e sociocultural de significação deste fenômeno.

O livro está pronto, porém, não foi publicado. Todavia, é de nosso interesse divulgar à comunidade acadêmica o fruto de um trabalho inovador no campo pedagógico das manifestações de Luta para crianças.

O ilustrador do livro é o Marcelo Akamine, também graduado pela FEF/UNICAMP. A colorista/arte final é Juliana Bertho, graduada em Artes Visuais pelo IA/UNICAMP.

Atenciosamente,
Fortadores