Participação de Docente e alunos de pós-graduação da FEF/UNICAMP na conquista do tetracampeonato Mundial da Seleção Brasileira de Futebol de 5 (para cegos) em Tóquio/Japão

A Seleção Brasileira de Futebol de 5 (para deficientes visuais - cegos) conquistou no dia 24/11/2014, o seu quarto título mundial, em Tóquio, no Japão. A equipe classificou-se em primeiro lugar na primeira fase vencendo as seleções da Turquia e Colômbia e China. Na etapa seguinte a seleção enfrentou a Alemanha e após vencer por 4 a 0, enfrentou na semi-final a equipe da china, superando os asiáticos por 2 a 1. Na grande final da competição, o adversário foi a arquirrival Argentina e venceu por 1×0, gol de Jefinho no início do segundo tempo da prorrogação.

O Mundial reuniu 12 seleções (Japão, França, Paraguai, Marrocos, Brasil, Turquia, China, Colômbia, Argentina, Espanha, Coreia do Sul e Alemanha) que fizeram um lindo espetáculo aos expectadores e puderam apresentar ao mundo o potencial que as pessoas com deficiência visual apresentam, quando o assunto é futebol!

Com a vitória, a Seleção manteve a invencibilidade que permanece desde 2007. Há sete anos, jogadores brasileiros não sabem o que é perder uma competição da modalidade. Tricampeã paralímpica (Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012) e, agora, tetracampeã mundial, a equipe conseguiu cumprir o segundo objetivo rumo aos Jogos do Rio-2016.

No site do IPC (Comitê Paralímpico Internacional) estão os top 50, momentos paralímpicos do ano de 2014 e o futebol de 5 marcou presença.

FEF no Mundial

O Docente João Paulo Borin e os alunos da pós-graduação da FEF/UNICAMP Vivian Paranhos (Nutricionista) e Luis Felipe Campos “Félis” (Preparador Físico e Chamador) integraram a comissão técnica da Seleção Brasileira e coletaram dados de projeto de pesquisa produzindo informações desde as fases iniciais de treinamento na cidade de Niterói/RJ, a aclimatação na cidade de Sendai/Japão e, por fim, na cidade sede dos jogos.

O Melhor do Mundo

Após o término da partida, a festa brasileira foi ainda maior em decorrência da premiação individual. O pivô Ricardinho foi eleito o melhor jogador da competição. O treinador Fábio Luiz Vasconcelos também foi bastante festejado, uma vez que já havia sido campeão como jogador e agora completa na sua galeria títulos como técnico.

Mídia

Várias matérias foram veiculadas pela imprensa nacional, pois estavam presentes os representantes na Ásia da SporTV e da TV Globo (Jornal Nacional), além da equipe de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Desporto para Deficientes Visuais (CBDV) para a cobertura do evento. Confira as principais matérias: