Grupo de alunos da FEF/UNICAMP, por meio da disciplina Esportes Adaptados, visitam e participam das Paralímpiadas Escolares, maior evento dessa natureza no mundo

Algumas das experiências e informações adquiridas dentro dos muros da universidade puderam ser vivenciadas e reforçadas através desta experiência inédita. Além do efeito social e pedagógico, este evento também serve como base para a instrumentalização dos preparativos para as Paralímpiadas RIO-2016, e que vão da formação de novos talentos à organização do mega evento esportivo. Também nesta ocasião, houve a primeira aparição pública do Mascote das Paralímpiadas para a mídia, o público presente e a sociedade de forma geral.
O grupo da FEF/UNICAMP não apenas registrou a presença do novo mascote, como também foi recepcionado pelo Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional - Sr. Andrew Parsons; pelo Diretor Técnico do CPB - Sr. Edilson Alves da Rocha (Tubiba); pelo professor do departamento de esportes - Sr. Jonas Freire; pelo coordenador da modalidade de atletismo e pesquisador do CPB Prof. Dr. Ciro Winckler de Oliveira Filho; e pelo coordenador da Academia Paralímpica Cientifica - Prof. Dr. Alberto Martins da Costa.
Além de assistirem algumas modalidades esportivas, os alunos receberam credenciais que lhes deram acesso a uma palestra organizada especialmente para os alunos da FEF/UNICAMP com o coordenador do evento, Prof. Ramon de Souza; aos procedimentos de avaliação e classificação funcional; refeições junto aos atletas e dirigentes; e a coletiva de imprensa junto aos atletas e patrocinadores.
Estavam presentes, com exceção de dois estados, delegações de todos os estados brasileiros e do Reino Unido, com atletas participantes das modalidades de: atletismo, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis de campo e voleibol sentado.