FEF/UNICAMP rumo às Paralimpíadas Rio 2016: atletas da equipe brasileira de paracanoagem participam de aula na FEF

Os atletas da equipe brasileira de Paracanoagem Fernando Rufino de Paulo e Alex Pessoa, acompanhados do técnico do Centro de Treinamento Thiago Pupo, do preparador físico Luís Gustavo Teixeira Fabrício dos Santos (que cursou graduação e mestrado na FEF / Unicamp) e da Fisioterapeuta Jalusa Andréia Storch (doutoranda FEF / Unicamp), ministraram nesta última terça-feira uma aula sobre a modalidade na disciplina de Esportes Adaptados 631 A/B, sob regência do professor Dr. José Júlio Gavião de Almeida. Um dos objetivos da disciplina tem sido trazer para dentro dos muros da universidade a realidade dos desafios tanto das experiências dos atletas, quanto das vivências dos profissionais que trabalham com esportes paralímpicos.

Da esquerda para direita: Luís Gustavo (preparador físico), professora Mara Patrícia, atleta Alex Pessoa, Emerson(CODESP),
Thiago Pupo (técnico), prof. Gavião, atleta Fernando Rufino, Jalusa (fisioterapeuta da equipe e doutoranda da FEF)

As atividades pedagógicas iniciaram com um breve seminário sobre a modalidade apresentado pelos alunos da graduação. Após isto, o preparador físico Luís Gustavo abordou aspectos históricos e o contexto atual da Paracanoagem, classificação funcional, regras, o processo de iniciação esportiva e as implicações do treinamento esportivo, enfatizando a necessidade de conhecer as particularidades dos atletas com deficiência física, sobretudo nos casos de Lesão na Medula Espinhal.

Com muita descontração, os atletas da Paracanoagem contaram sobre as suas histórias de vida e a trajetória esportiva, além de ressaltar os objetivos futuros e as metas a serem trilhadas para a participação nas Paralimpíadas do Rio 2016.

O atleta Fernando Rufino (cowboy) relatou para os participantes a sua trajetória na modalidade, desde a origem de sua deficiência física (após passar por três
acidentes) até se tornar medalhista de prata no mundial de Paracanoagem na Rússia - 2014, categoria caiaque – TA (categoria que utiliza os braços e tronco).

Os alunos da graduação e pós-graduação também vivenciaram atividades práticas na piscina da FEF, conduzidas pelo técnico Thiago Pupo. Foram demonstradas propostas de ensino para iniciação na modalidade, tais como adaptação ao meio líquido, entrada no barco, quedas na água, técnicas de remadas, dentre outras informações.

Turma EF 631 A

Turma EF 631 B

Experiências como essa reafirmam a importância das parcerias entre a universidade e confederações esportivas, propiciando espaços para que os melhores atletas brasileiros possam discutir e compartilhar experiências com docentes e discentes da FEF / Unicamp, além de viabilizar oportunidades para estágios e vivências profissionais em diversos segmentos do esporte paralímpico.

Jalusa Andréia Storch
Luíz Gustavo Teixeira Fabrício dos Santos