Laboratório de Cinesiologia Aplicada

O LCA é um grupo interdisciplinar, multiprofissional e composto por professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, que por meio de diversas ferramentas tem o objetivo de utilizar o treinamento físico como importante forma de intervenção para promoção da melhora do desempenho físico, saúde e qualidade de vida.

Criado em 2016 e vinculado ao Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada e a área de concentração Atividade Física Adaptada na Pós-Graduação. Aberto a colaborações com todos os departamentos, assim como com as demais Instituições e suas unidades. Estuda as adaptações morfofuncionais e cognitivas ao treinamento físico, principalmente treinamento de força e potência. As populações mais estudadas atualmente são idosos e praticantes de exercícios de força e potência.

Objetivos

  • Estudar e pesquisar o desempenho físico, cognitivo e as adaptações ao treinamento em indivíduos jovens e idosos;
  • Desenvolver pesquisas científicas experimentais e epidemiológicas na área da atividade física;
  • Estudar as variáveis do treinamento de força e potência e suas respostas no desempenho físico e morfológico;
  • Estudar o monitoramento da carga de treino por instrumentos como a Percepção Subjetiva do Esforço e a Expressão Facial;
  • Incentivar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) nas pesquisas correlatas as linhas do laboratório; Além de proporcionar um espaço para aulas práticas e monitoria na área da Cinesiologia aplicada ao exercício físico.

Responsável pelo laboratório: Prof. Dr. Marco Carlos Uchida